A feira, que está em sua 51ª edição, conta com investimento superior a 3,5 milhões de reais
“Não há um valadarense que não fique na expectativa do evento quando o mês de julho se aproxima. A ExpoAgro é um evento que movimenta a economia de Governador Valadares e região, pelas inúmeras oportunidades de negócios que ela proporciona.”
É assim que o organizador, Marcelo Caldeira Teixeira, define a ExpoAgro, um dos eventos tradicionais mais aguardados de Valadares e região. A feira, que deixou de acontecer nos últimos dois anos, por conta da pandemia, já tem data marcada para acontecer neste ano, e começa no dia 1° de julho.
Segundo Marcelo, a última edição foi marcante, pois a ExpoAgro GV completou, na ocasião, 50 anos de realização, até então de forma ininterrupta. “Naquela ocasião, o evento foi tombado como Patrimônio Imaterial de Governador Valadares, considerando sua importância para nossa cidade. Tivemos grande público e sucesso absoluto em termos de negócios. Mesmo com todo o sucesso da última edição, estamos trabalhando para superar o resultado anterior e realizar, com a graça de Deus, a maior ExpoAgro GV de todos os tempos”, destacou.
A ExpoAgro 2022 conta com investimento superior a 3,5 milhões de reais, que passa pela manutenção da estrutura atual do parque, pela montagem de estruturas provisórias (palco, camarote, estandes), contratações das atrações artísticas e outros investimentos que viabilizam a área técnica, relacionada a agropecuária. A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas visitem o Parque de Exposições durante o evento.

Marcelo falou sobre o maior objetivo da feira. “A ExpoAgro nasceu pelas mãos dos produtores rurais da nossa região, que fundaram a União Ruralista Rio Doce e construíram o nosso Parque de Exposições através de doações. O sentido do evento é dar a oportunidade de o produtor rural apresentar aos demais produtores e à população o trabalho sério que é realizado dentro da sua propriedade rural, da porteira para dentro. Essa é a essência da ExpoAgro, e precisa ser destacada e valorizada. Ainda mais nos dias de hoje, onde o agronegócio assumiu uma posição importante na nossa economia, mas não tem o devido reconhecimento”, enfatizou.
A programação contará com palestras e cursos relacionados ao agronegócio, mostra e exposição de animais, além da tradicional especializada do cavalo mangalarga marchador, com concursos de marcha e morfologia. Também estão inscritos bovinos de várias raças, que participarão de torneios leiteiros e julgamentos que definirão os campeões de cada raça.
Outro destaque será o retorno da realização de leilões nos tatersais, com a presença dos produtores rurais e do público em geral, visto que, nos dois últimos anos, os leilões foram realizados apenas virtualmente. Em paralelo à ExpoAgro serão realizados eventos esportivos equestres, como a Vaquejada, o Team Penning e Ranch Sortig, que representam a tradição e a cultura do vaqueiro na lida do dia a dia nas fazendas.
No segundo final de semana do evento está confirmada também a realização de uma Feira de Agricultores Familiares, que, de forma inédita, terá a chancela da Agriminas, tradicional feira realizada até então somente na capital mineira. Na área comercial está confirmado um número recorde de estandes dos mais variados setores do comércio regional, com expectativa de grandes negócios.
Ainda se pode destacar o projeto Agropecuária na Escola, executado pela União Ruralista Rio Doce em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, através da Secretaria de Educação e viabilizado com a ajuda de parceiros como a Cooperativa Vale do Rio Doce, dentre outros. O projeto viabiliza a ida de estudantes da rede municipal para visitação aos estandes institucionais e comerciais, e aos galpões de animais, durante o evento, oportunidade em que eles conhecem as oportunidades que o agronegócio proporciona em termos de cursos, profissões, esclarecendo e destacando ainda o papel sustentável da atividade no nosso dia a dia.
Também fará parte da programação oficial a inauguração do Hospital Veterinário de Animais de Grande Porte da Univale, nas dependências do Parque de Exposições.
“E para que a 51ª edição tenha o sucesso esperado por todos nós e pela população, na parte artística buscamos contratar atrações de renome nacional, cuja venda de ingressos já se iniciou, e com grande procura. Para nossa criançada, além do show no último domingo, teremos o parquinho de diversões, que será montado pela primeira vez em um novo local dentro do Parque, deixando-o mais integrado com a área de shows”, ressaltou Marcelo.
A ExpoAgro oferece inúmeras oportunidades de negócios, o que movimenta a economia de Valadares e região. “Além de estandes comerciais, que sempre trazem condições especiais para a Feira, teremos a participação de várias instituições financeiras, que ajudam a viabilizar esses negócios, financiando para o investidor, através de taxas mais atrativas. Essas condições se estendem também para os leilões de animais de corte, leite e de genética realizados durante o evento. Não podemos deixar de destacar ainda o que esse evento traz de incremento indireto na nossa economia, através da criação de milhares de empregos temporários, de movimentação do setor hoteleiro e de bares da cidade, além do comércio de vestuário, que começa a se aquecer bem antes”, afirmou Marcelo.