No último mês de abril, os alunos do Senai Valadares foram os vencedores do desafio “Como manter a mente saudável em tempos de pandemia”, o Grand Prix de Inovação (GP). A competição de projetos busca auxiliar no enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e envolveu 16 departamentos regionais do Senai de todo o país.
Os alunos atuaram em equipes de forma virtual, em busca de soluções relacionados à pandemia: como estudar durante o período de quarentena da pandemia sem perder o ritmo de estudos e aprendizado; como ter uma indústria sem contaminação e sem perder a produtividade; como manter o ambiente saudável, enquanto passamos pela pandemia.
O consultor de Desenvolvimento Industrial, Gerência de Educação e Tecnologia do Senai Minas, Avelino Dias Marques de Resende, contou que a atividade teve o objetivo de mobilizar os alunos para que eles contribuíssem de alguma forma.
“Atividade voluntária promovida pelo Senai Departamento Nacional, o GP teve como objetivo reunir esforços de alunos e instrutores para sugerir possibilidades de superar as restrições impostas e ao mesmo tempo contribuir para diminuir os prejuízos da nossa economia, especialmente das empresas industriais, nesse período de reclusão imposto pela pandemia”, disse.
Segundo o Senai, no total, foram cadastrados 858 projetos de soluções. Uma banca avaliadora composta por 34 especialistas definiu os projetos vencedores.
Os alunos do Senai de Valadares, campões do desafio, foram acompanhados pelo instrutor Welington Garcias. Eles criaram o aplicativo “DESAFHEY”, que ajuda a manter a mente saudável, gerenciando diversos desafios, em que os usuários podem criar e assistir, desafiar outras pessoas e ganhar prêmios, interagindo socialmente de forma divertida e criativa. O pitch dos alunos pode ser visto no https://bit.ly/2zQogQE.
“Fico muito feliz de ter participado dessa edição especial do GP. É fundamental trabalhar esse modelo de inovação com os alunos, mostrando que, mesmo não estando juntos ou, de certa forma, ameaçados pela pandemia do coronavírus, podemos ser criativos, incentivando a busca de soluções para o contexto em que vivemos”, pontuou Welington.
O aluno Victor Araújo, que já participou de três edições do GP, ressaltou que a experiência virtual marcou sua experiência.
“Já participei de outros dois GP’s no Senai Valadares, mas participar desse evento nacional nos permitiu abrir a mente para novas ideias, nos estimulou a pensar e inovar, permitindo a interação, mesmo à distância, com equipes de diversas partes do país. E eu recomendo a todos que participem, pois a experiência é marcante”, destacou o aluno.