Durante o 2º Encontro das Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Leste de Minas, realizado em Governador Valadares nesta quarta-feira (6), prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças políticas da mesorregião do Vale do Rio Doce discutiram a retomada de obras consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional, entre elas a duplicação da BR-381 e a conclusão do Hospital Regional de Governador Valadares. Outro tema de destaque foi a inclusão de municípios da região na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O encontro foi organizado pela Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), em parceria com o Sebrae Minas e apoio da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O presidente da Assoleste e prefeito de Divino das Laranjeiras, Kinka Alves (Avante), ao discursar para os demais participantes do encontro, destacou que a luta pelo desenvolvimento dos municípios independe da filiação partidária de cada um dos mandatários.
Em entrevista, ao comentar os temas em pauta, Kinka declarou que espera que a inclusão na Sudene e a finalização das obras na BR-381 e no Hospital Regional tragam prosperidade aos municípios do Leste mineiro. “Nós vivemos este momento único. A Sudene é um sonho de gerações políticas, e nós tivemos a felicidade de colocar a nossa. Isso vai trazer muito progresso, muito emprego e muito sucesso para a gente aqui. A inclusão na Sudene, a duplicação da BR-381 e a retomada das obras do Hospital Regional são três conquistas para o Leste de Minas. Que essas obras recomecem, continuem e não parem”, afirmou o prefeito de Divino das Laranjeiras.
Hospital Regional
Conforme o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), no entanto, as obras do Hospital Regional ainda devem demorar mais três anos até a finalização. Ele lamenta que a construção tenha sido interrompida e que nesse período tenha havido sucateamento e depredação no canteiro de obras. “Era pra estar 85% pronto, mas deve ter 15% concluído e o resto por ser feito. Então, a licitação que foi feita pelo governo Zema já não contempla todo o recurso financeiro para concluir o hospital. Mas a gente tem esperança de que o governo do Estado conduza isso para finalizar essa obra tão importante para a região Leste”, disse André.
Com a inclusão de municípios da região na Sudene, André espera que as prefeituras promovam adequações nas leis locais, para atrair investimentos. “Estamos mudando leis para atrair empresas, e a Sudene vem para somar. Claro que, se o município não tiver leis adequadas para desburocratizar e acelerar a vinda das empresas, isso dificulta. Não é só a Sudene vir que vai acontecer algumas coisas. As prefeituras precisam fazer sua parte, junto com as câmaras municipais, para modernizar leis e atrair empresas com os benefícios que podem ser trazidos pela Sudene”, comentou o prefeito valadarense.
Desenvolvimento econômico
Parceira da Assoleste na realização do encontro de prefeitos, o Sebrae salienta a necessidade de capacitar as lideranças nos municípios, para elaborar projetos que busquem o desenvolvimento econômico local. “Este é um evento extremamente importante para nossa instituição, porque articula e dissemina para que haja criação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico local. É importante aproximar os municípios e oferecer soluções e atuação para auxiliar o desenvolvimento econômico”, frisou a analista do Sebrae Minas Fernanda Silva.