Na manhã desta quinta-feira (14), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou a “Operação Hórus” nas cidades de Santa Maria do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão.
Os trabalhos culminaram no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, decorrentes de investigações de crimes de homicídio e tráfico de drogas. Dois homens, de 21 e 31 anos, foram presos em flagrante. Na ação ainda foram apreendidos drogas, uma motocicleta, celulares, grande quantia em dinheiro e outros objetos.
De acordo com informações, os dois homens presos são suspeitos de chefiar o tráfico de drogas nessas cidades. Eles pertencem a grupos que estão sob investigação e, supostamente, estariam envolvidos em homicídios ocorridos no mês de abril de 2020, motivados por “acertos de contas” e vingança.
Na casa do homem de 21 anos foram apreendidas porções de material semelhante a maconha, pinos de substância análoga a cocaína e cerca de 60 reais em dinheiro trocado. O suspeito assumiu a venda de drogas no local.
Levantamentos realizados pelas equipes policiais dão conta de que a droga seria proveniente do município de São Sebastião do Maranhão e seria vendida pelo outro suspeito, de 31 anos, que também foi preso.
Os militares relataram que, ao ser abordado, o investigado de 31 anos assumiu manter o tráfico de drogas naquela cidade há mais de um ano. Com o suspeito foi apreendida a quantia de 8.060 reais, uma televisão de 55 polegadas e uma motocicleta.
De acordo com as investigações, todos os valores e produtos apreendidos teriam sido adquiridos por meio do comércio ilegal de entorpecentes.
As equipes policiais que participaram da ação identificaram que o suspeito preso em São Sebastião do Maranhão armazenava em seu quarto grande quantidade de sementes de maconha, que, de acordo com o próprio investigado, seriam para o plantio. O homem contou que estava “estudando através de vídeos do YouTube a melhor maneira para cultivar a droga em pequenos recipientes dentro de casa”.
De acordo com o delegado Douglas Mota, as investigações também apontaram que a droga era adquirida na cidade de Belo Horizonte, no aglomerado conhecido como Pedreira Prado Lopes.
“A Operação Hórus demonstrou a importância da aplicação de técnicas avançadas de investigação e a integração dos Órgãos de Segurança Pública na prevenção e repressão de crimes”, enfatizou o delegado, ressaltando que “mais importante do que apreender drogas é descapitalizar esses criminosos, agindo na apreensão de bens e valores e impactando diretamente na atividade econômica desses indivíduos”.
Os suspeitos foram presos e encaminhados à Delegacia de Santa Maria do Suaçuí. Depois, seguiram para a Delegacia Regional de Guanhães, onde aguardam transferência para o presídio local.
Assista na íntegra ao depoimento do delegado Douglas Mota, falando sobre a “Operação Hórus”: