Durante o período de convenções eleitorais, entre 31 de agosto e 16 de setembro, 11 partidos aprovaram nomes de candidatos à eleição para prefeito de Governador Valadares. No entanto, com possibilidades de mudança na chapa e acertos de coligações até o dia 26, apenas três siglas registraram candidatos a prefeito no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até o momento, a página do TSE apresenta somente os candidatos Fábio Persi (PMN), com o vice Marcílio Teixeira; Mozart Coelho (Solidariedade), com a vice Adrielle Professora; e Elio Lacerda (PSL), com a vice Inês Malva.
Chapas com vices já definidos
Nas demais chapas, poucos foram os partidos e coligações que já definiram os candidatos a vice-prefeito. O atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, André Merlo (PSDB), terá David Barroso (DEM) como companheiro de chapa. O PRTB aprovou a chapa “puro-sangue” com Coronel Miranda para prefeito e Mauro Bomfim para vice. O candidato a prefeito pelo PSOL, Xabier Galarza, também terá uma companheira de chapa da própria sigla, Maria Guimarães, como candidata a vice. Pelo Patriota, Urbano Santos terá como vice o empresário Neilton Soares.
Ainda em busca de vices
Mas um número considerável de candidatos a prefeito de Valadares ainda não definiu quem será a pessoa indicada para a função de vice-prefeito. O Diário do Rio Doce procurou os demais candidatos a prefeito, ou representantes de suas campanhas, como presidentes de partidos e assessores de comunicação. Até a publicação desta matéria, permaneciam sem informar nomes de candidatos a vice: Leonardo Monteiro (PT), Doutor Luciano Oliveira (PSC), Rosemary Mafra (PSB) e Rui Silva (PSD).