Cratera se abre em rua na cidade de Itanhomi e deixa moradores desalojados

Os moradores disseram que as rachaduras vêm aparecendo desde a madrugada da última sexta-feira (13)

Na cidade de Itanhomi (MG), no Vale do Rio Doce, uma cratera se abriu e boa parte da rua José Cassimiro de Amarante, no bairro dos Inconfidentes, mais conhecido como Morro do Cemitério, desabou, comprometendo diversas moradias. Os moradores disseram que as rachaduras vêm aparecendo há três dias, desde a madrugada da última sexta-feira (13). No sábado a terra cedeu com maior proporção, assustando os residentes.

Alberto Magno, da Defesa Civil de Itanhomi, conta que os bombeiros estiveram no local para conferir as rachaduras. Eles registraram um boletim de ocorrência, no entanto, não possível definir, de início, o que ocasionou as rachaduras. A informação é de que os bombeiros continuarão monitorando a situação.

A Defesa Civil ressalta que, na tarde desta segunda-feira (16), especialistas chegaram à cidade. Eles foram contratados pela Prefeitura para fazer uma análise da situação.

Agora os geólogos estão aqui tentado investigar as causas do acidente. Todas as residências já foram interditadas. Os geólogos estão fazendo estudos para ver”, informou Alberto Magno.

Corpo de Bombeiros no local – FOTO: Defesa Civil

Para Alberto Magno, da Defesa Civil, a situação é delicada. “É preocupante sim o risco. Também está marcando chuva para a região. Alguns moradores não concordam em sair, ficam irritados, mas, para o bem-estar e segurança, nós da Defesa Civil, juntamente com a Prefeitura, sugerimos que saíssem das residências. Alguns foram para a casa de parentes, e aqueles que não tinham condições, a Assistência Social foi até local, ajudando com os custos.

Cratera deixa a população assustada – FOTO: Defesa Civil

O prefeito Raimundo Francisco Pernaforte (MDB) também esteve na rua José Cassimiro de Amarante, onde as rachaduras são mais graves, para acompanhar os trabalhos dos bombeiros. “Tomamos todas as providências. Tivemos aqui a visita do Corpo de Bombeiros no sábado. Deslocamos as famílias lá, que estavam em situação de perigo, de risco. Diversas famílias estão desalojadas, estão na casa de familiares. Estamos aguardando hoje uma visita de geólogo que o município contratou, para fazer uma análise mais detalhada da situação que estamos vivendo.”

Prefeito da cidade de Itanhomi, Raimundo Francisco Pernaforte (MDB) – FOTO: Antonielle Oliveira/ Radio Metropolitana

O prefeito destaca que nunca tinha visto situação como esta no município. “Nunca vi isto em todos os meus mandatos como prefeito de Itanhomi, afundamento de uma rua. No momento não estamos atravessando chuva nem nada. Lá não houve vazamento de água da Copasa, como muitos estão dizendo. Não houve vazamento de esgoto. Estamos tomando todas as providências. Se Deus quiser, vamos resolver esta situação o mais rápido possível.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM