Cooperação de atendimentos entre Samu e Corpo de Bombeiros é inaugurada em Valadares

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) a solenidade de inauguração do convênio de cooperação que vai unificar os atendimentos de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, em Valadares e região. A unificação dos serviços é uma parceria entre a Prefeitura de Valadares e o Corpo de Bombeiros. A solenidade ocorreu na sede do 6º Batalhão de Bombeiros (6ºBBM), local onde foi instalada a Central Integrada de Atendimento.

O serviço promete agilidade nos atendimentos de urgência e emergência e economia aos cofres públicos. O cidadão que precisar de atendimento vai continuar acionando o socorro pelos telefones 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros). Uma base integrada também será instalada no Vila Isa.

A solenidade contou com a participação do efetivo do Corpo de Bombeiros e do Samu de Valadares, além do comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros Militar, Alexandre Casarim, do comandante do Sexto Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Fausto de Oliveira Machado, do comandante do 6º BBM, major Luciano Barbosa, do prefeito André Merlo, do secretário de Saúde, Enes Cândido, e demais autoridades.

De acordo com o major Luciano Barbosa, a partir de hoje, dentro das instalações do 6º Batalhão de Bombeiros (6º BBM), as duas instituições aperfeiçoaram os termos da integração preexistente – na prática, os serviços tanto pelo 193 quanto pelo 192. Agora, em casos de evidente risco de morte ou agravo à vida, a Central de Regulação do Samu pode auxiliar os Bombeiros.

Um software será compartilhado entre as duas instituições, e vai evitar desencontros de informações, que acabam levando duas viaturas para o mesmo local e, em alguns casos, provocando ausência de atendimento onde precisa. “As duas instituições mantêm sua gerência, mas os trabalhos serão unificados. O que queremos é salvar mais vidas e evitar o desperdício do dinheiro público”, disse.

Para o prefeito André Merlo (PSDB), o serviço vai trazer economia e otimização do atendimento para as duas instituições. “Sabemos que o momento é de crise financeira, principalmente na área da saúde. Mesmo assim, com pouco recurso não deixamos de trabalhar. Não sabemos ainda de quanto será a economia que o serviço vai trazer, mas nós tínhamos um aluguel muito caro na cidade para o Samu. A otimização do atendimento para as duas instituições vai reduzir esses custos e vai melhorar a gestão pública. Estamos felizes com essa união das instituições”, comentou o prefeito.

O coordenador do Samu em Governador Valadares, Edson Coimbra, explicou com será a participação do efetivo das duas instituições: “A união das instituições será a soma das forças para salvar vidas, que é nosso principal objetivo. Nós temos quatro viaturas junto com as duas viaturas do Corpo de Bombeiros. O efetivo operacional continuará o mesmo. A novidade é que teremos uma base centralizada no bairro Vila Isa. Essa base terá uma ambulância juntamente com uma USB e UR do Corpo de Bombeiros naquela região do Ibituruna. Os números para atendimentos continuam 192 e 193”, explicou.

por Eduardo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM