As convenções eleitorais entram nos seus últimos dias, e a data final para que os partidos políticos indiquem seus candidatos é a próxima quarta-feira (16). Até o momento, ao menos cinco partidos já indicaram candidatos a prefeito: o PSDB de André Merlo, o PSL do Coronel Lacerda, o PMN de Fábio Persi, o PSB de Rosemary Mafra e o PSOL de Xabier Galarza.
Outros partidos com pré-candidatos ainda realizarão suas convenções, como o PT de Leonardo Monteiro, o PRTB de Coronel Miranda, o PSD de Rui Silva, o Patriota de Urbano Santos, o Avante de Fernanda Rodrigues, o Solidariedade de Mozart Coelho e o PSC de Doutor Luciano.
O prefeito André Merlo, candidato à reeleição, foi o primeiro a ter seu nome ratificado em convenção, no dia 31 de agosto. A escolha do vice de André, no entanto, só ocorreu nessa sexta-feira (11), quando a convenção do DEM indicou o nome de David Barroso.
Alguns partidos concorrerão com chapas “puro-sangue”, com candidatos a prefeito e a vice da própria legenda. É o caso, por exemplo, do PMN, que já registrou a chapa com Fábio Persi para prefeito e Marcílio Teixeira para vice. Também é a situação do PSL, que terá Stella Braga como vice de Coronel Lacerda.
Ainda em busca de vice
Mesmo com candidaturas confirmadas para a cabeça da chapa, algumas legendas ainda buscam nomes para concorrer a vice-prefeito. É o caso de Rosemary Mafra, no PSB, que espera que o candidato a vice-prefeito seja indicado por um dos partidos coligados.
“Na convenção foi aprovada coligação majoritária com o Republicanos, mas os convencionais do PSB autorizaram a comissão municipal executiva a ampliar a coligação majoritária, se necessário”, afirmou Rosemary. Ela ainda espera atrair outras legendas para a coligação, que recebeu o nome de “Liberta, Valadares”.
Quem também aguarda a definição de um candidato a vice é o PT, de Leonardo Monteiro, que realiza convenção conjunta com o PCdoB, neste domingo (13). A coligação, no entanto, já revelou o slogan da campanha: “Por amor a Valadares”. Em nota, a assessoria de Leonardo afirmou: “Afetivo e inclusivo, o slogan traduz a maior motivação do futuro candidato a prefeito”.
Outras convenções
Esta matéria foi escrita na manhã de sábado (12), data em que outros pré-candidatos a prefeito devem ter seus nomes confirmados. Realizam convenções nesta data o PSD de Rui Silva, o Patriota de Urbano Santos e o Solidariedade de Mozart Coelho.
O Avante também realiza sua convenção neste sábado, às 19 horas, na rua Sândalo, 1.238, bairro Ipê. Embora a sigla tenha uma pré-candidata a prefeita, Fernanda Rodrigues, o presidente municipal do Avante, Cláudio Simplício de Souza, afirma que a legenda deve apoiar outro candidato. “Tudo indica que o partido fecha com Leonardo Monteiro”, revelou Cláudio.
Entre partidos que apresentaram pré-candidatos, ainda devem acontecer as convenções do PRTB, no dia 15, com Coronel Miranda como o possível nome para concorrer à prefeitura. Pré-candidato pelo PSC, o atual vice-prefeito Doutor Luciano Oliveira só deverá saber no dia 16 se seu nome será indicado pela legenda. Contudo o presidente estadual do PSC, deputado federal Euclydes Pettersen, já declarou preferência para que Doutor Luciano não seja candidato neste ano, para concorrer a deputado estadual em 2022.