Consurge completa um ano de atividades em Valadares e região com o Samu Regional

Com a criação do Samu Regional, 86 municípios são beneficiados com o trabalho conjunto de Samu e Corpo de Bombeiros

Na manhã desta quarta-feira (29) foi realizada, na sede do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), a cerimônia de comemoração de um ano de atividades do Serviço de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Samu Regional), que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal da Rede Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O trabalho integrado entre o Samu Regional e o Corpo de Bombeiros atende cerca de 1,1 milhão de pessoas de 86 municípios dos vales do Aço e do Rio Doce.

De acordo com o balanço feito pelo Consurge, no primeiro ano de trabalho do Samu Regional foram feitas 475 transferências intra-hospitalares e 90 transferências intermunicipais específicas de pessoas com covid-19. A Central de Regulação, que fica na 8ª Risp, recebeu no primeiro ano 262.498 ligações, em uma média de 21.874 ligações/mês e 729 ligações/dia. Ainda foram registrados 8.642 trotes, situações que atrapalham o andamento do trabalho. Os profissionais do Samu Regional atuaram em 15.453 saídas de ambulâncias para atendimento, além de 10.459 orientações no telessaúde.

Dentro do trabalho do Samu Regional existe o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que realiza capacitações aos profissionais do Consurge. São realizados três treinamentos ao ano de educação continuada com o pessoal do operacional e do administrativo.

Narcélio Alves Costa, diretor executivo do Consurge, destaca que a transformação do Samu Municipal para o Samu Regional foi benéfica, já que muitos municípios que não teriam escala econômica para implantar o serviço de 24 horas e agora podem ser beneficiados através do consórcio. Ele celebra o primeiro ano de trabalho em Valadares e região. “O apanhado é muito positivo. Recebemos mais de 260 mil ligações em uma média de uma ligação por minuto. Realizamos transferências intra-hospitalares e intermunicipais e disponibilizamos mais nove Unidades de Suporte Avançado (USA) para transportar pacientes exclusivamente da covid, além do atendimento de urgência e emergência na região. Temos hoje 13 unidades móveis disponibilizadas que atendem cerca de 1,1 milhão de pessoas e um saldo positivo de resgate e preservação à vida, algo importantíssimo”, disse.

Narcélio indica ampliação do Samu Regional – FOTO: Fábio Velame

Segundo Narcélio, o projeto é conseguir a expansão do serviço e alcançar todas as cidades da região Leste de Minas. “Estamos em fase de implantação da segunda etapa e aguardando recursos do governo estadual, mas já conseguimos avanços importantes. Renovamos mais de 190 contratos com os profissionais que atuam dentro do Consurge. Hoje temos mais de 200 servidores, que, em parceria com o Corpo de Bombeiros, vêm prestando um serviço de excelência na região. Esperamos nos próximos três meses expandir nossa área de atuação e fazer 100% de cobertura de toda a região Leste de Minas Gerais.”

Atualmente, o Samu Regional tem a base em Governador Valadares e mais 10 bases descentralizadas nos municípios de Mantena, Caratinga, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Resplendor, Timóteo, Coronel Fabriciano, Tarumirim, Peçanha e Belo Oriente. Com a implementação da segunda fase, serão mais 13 bases descentralizadas que funcionarão em outros municípios.

O diretor executivo ressalta a importância de o Consurge trabalhar com a inteligência compartilhada na hora do recebimento das ligações no 192. “Nós trabalhamos com inteligência compartilhada, temos uma Central de Regulação na sede da 8ª Risp. As ligações recebidas no 192 são centralizadas nesta central, em que é feita uma triagem, depois passado para o médico regulador e, de acordo com a necessidade de atendimento, o paciente é direcionado ao hospital porta de entrada e já pactuado pela rede. Essa ligação e o trabalho em equipe evitam duplicidade de chamada, evitando enviar unidades tanto do Samu como dos Bombeiros, mas podemos trabalhar com equipes compartilhadas, onde a equipe do Corpo de Bombeiros Militar faz o resgate da vítima e o Samu estabiliza e direciona esse paciente regulado para o hospital de referência.”

Para o comandante do 6º BBM de Governador Valadares, o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, a data tem mesmo que ser celebrada. “Esta é uma data importante e emblemática para nós. O Samu Regional era uma expectativa de muitos da nossa cidade e região e se tornou real. Com muita coragem, determinação e ousadia, o Consurge, na pessoa do diretor executivo, do presidente e dos conselheiros, colocou realmente o coração e o Samu Regional agora é uma realidade em nossa região. Salvar vidas realmente é nosso estandarte, e posso dizer hoje que os ‘samuzeiros’ são os amigos certos nas horas incertas, apoiando o Corpo de Bombeiros na missão de salvar vidas.”

O tenente-coronel e comandante do 6º BBM de Governador Valadares, Luciano Barbosa de Souza, destaca que data tem que ser mesmo celebrada – FOTO: Fábio Velame

Sobre a atuação integrada entre Samu regional e o Corpo de Bombeiros, o comandante do 6º BBM diz que é uma sinergia muito importante. Um ano atrás o Samu era uma realidade só em Valadares, mas agora temos o Samu Regional expandido em nove bases, que podem se expandir para 14. Muitas vidas estão sendo salvas, muitas pessoas resgatadas. Essa parceria entre Bombeiros e Samu tem que ser celebrada com ampliação do atendimento, que é uma grande vitória em nossa região.”

A celebração de um ano de atividades do Consurge também foi destaque no Balanço Geral da TV Leste desta quarta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM