Premiação emocionou produtores e o Leilão Ibituruna deu novo destino aos animais que brilharam na competição
GOVERNADOR VALADARES – A participação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce na ExpoAgro GV 2025 terminou nesse domingo (13) com uma celebração à altura da tradição e da força da pecuária leiteira regional. O encerramento foi marcado por dois momentos especiais: a cerimônia de premiação dos vencedores do 46º Concurso Leiteiro e o tradicional Leilão Ibituruna, que reuniu os animais que participaram da disputa.
O concurso, realizado entre os dias 9 e 12 de julho, bateu recorde de produção: foram mais de 4 mil quilos de leite produzidos em quatro dias de ordenha, somando vacas e novilhas das raças Girolando e Guzolando. O resultado não apenas superou a marca do ano anterior, mas também reforçou a qualidade genética do rebanho da região e o empenho dos produtores.
Entre os destaques da competição esteve o experiente produtor Guilherme Olinto, que levou o primeiro lugar na categoria novilha e o segundo lugar na categoria vaca. Emocionado, ele destacou o trabalho contínuo por trás da conquista:
“A gente trabalha o ano inteiro para isso. É claro que quando o resultado vem positivo, é uma vitória. Então dizer que eu já esperava, eu acho que não chega a ser arrogância. É porque a gente trabalha para isso. Os animais são crias da fazenda, são animais adaptados à região. Eu acho que o resultado é em função do trabalho”, afirmou.


Na categoria vaca, a campeã foi Montilla, de Pedro Gabriel N. Sanches, com 277,350 kg de leite, coroando a participação do criador com o tradicional “banho de leite” durante a cerimônia.
O domingo também foi dia de negócios. Encerrando a programação da Cooperativa na Expoagro, o 12º Leilão Ibituruna levou à pista os animais que participaram do concurso e outros exemplares selecionados. O evento atraiu olhares atentos de criadores e investidores, interessados na genética de alto desempenho exibida durante a competição.
“Esse leilão é uma forma de compartilhar conquistas. O animal que mostrou resultado na prova vai para outras mãos, levando junto todo o esforço e dedicação de quem criou. É uma forma de fazer o trabalho bem-feito chegar mais longe e ajudar outros produtores a também crescerem”, celebra João Marques, presidente da Cooperativa.

Ao longo dos dias de feira, a Cooperativa Vale do Rio Doce foi presença constante no galpão do leite, promovendo integração entre produtores, incentivando boas práticas e reforçando seu compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva na região.







