
“Você é escritora? Nossa, morro de vontade de escrever um livro, você podia me dar umas dicas…”.
Frases como esta são comuns quando alguém descobre que sou escritora. Tem quem tenha o desejo de registrar memórias de um familiar, ou de reunir poemas já escritos, ou até mesmo, sequer tenha ideia do que quer escrever, mas sente que a experiência de criar uma história será emocionante.
Às vezes, a conversa flui o bastante para que eu possa dar várias dicas, noutras, fica apenas a expectativa de um dia marcar para conversarmos sobre o processo.
Apesar de não ter receita pronta, existem técnicas que podem facilitar o processo de escrita e, principalmente, todo o trabalho que vem depois do ‘fim’. Sim, porque para quem tem paixão pelas letras, colocar as ideias no papel pode ser a parte mais fácil (embora nem sempre tranquila). Mas e depois? Como transformar aquele arquivo em um livro real, que outras pessoas possam levar para casa?
Como um dia, fui aquela autora de primeira viagem cheia de dúvidas, tenho sempre o maior prazer em dividir minhas experiências e poder ajudar a tornar mais claro o processo como um todo.
Por isso, aproveitando o edital da Lei Aldir Blanc, de apoio aos trabalhadores da cultura, decidi compartilhar meus conhecimentos com quem tem o desejo de se tornar um escritor.
Será o seu caso? Se sim, já marque na sua agenda: dia 13 de agosto, sábado, teremos um encontro literário no workshop ‘Como escrever e publicar um livro’. O evento será gratuito, voltado para qualquer pessoa que tenha o desejo de escrever, em qualquer estilo. O link para se inscrever é: https://forms.gle/VWov9FtNT1sS6jGK8
Não se preocupe se você só tem uma ideia, ou talvez nem isso. Se tiver o desejo de escrever um livro, já é o bastante. E conte comigo para ajudar a dar vida a esse sonho.
(*) Jornalista, escritora e Mestre em História Social. Autora do livro de não-ficção ‘Lantejoulas ao Vento – auge e decadência do carnaval de Governador Valadares’ e co-autora do livro de ficção ‘Solteiras aos Trinta’.
Patrono: Monteiro Lobato – Cadeira 09
Academia Valadarense de Letras
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de
seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal