O eleitor valadarense volta às urnas no dia 29 deste mês para escolher o prefeito para os próximos quatro anos, mas os 21 vereadores já foram definidos no primeiro turno, no domingo (15). Questionados pelo Diário do Rio Doce sobre a relação com o Legislativo, o candidato a prefeito Doutor Luciano (PSC) e o candidato a vice-prefeito David Barroso (DEM, companheiro de chapa de André Merlo, do PSDB, relatam expectativa de uma boa relação com a Câmara.
Doutor Luciano lembra que foi vereador por dois mandatos e que conhece a dinâmica do Legislativo. Ao parabenizar os 21 parlamentares eleitos, o candidato observou que Executivo e Legislativo são poderes independentes, mas devem ser harmônicos e pode ser cultivada uma relação saudável.
“É claro que ter a maioria da Câmara é fundamental para construir o mandato que a gente quer, porque passa pela aprovação de projetos de lei importantes. Mas isso não vai acontecer de forma brusca. Não pode ser por imposição ou através de conchavos políticos, em troca de obras ou de voto na eleição da Mesa Diretora da Câmara, como aconteceu há poucos anos. É absurda a ideia de favorecer só a comunidade do vereador que está do nosso lado e abandonar o bairro de quem está contra”, comentou Luciano.
Para David Barroso, que está à frente da campanha de André Merlo desde que o candidato a prefeito foi internado com Covid-19, ter apoio na Câmara é importante para que a Prefeitura aprove projetos no município. O candidato a vice afirma que André espera contar com o apoio de toda a Câmara.
“O apoio dos vereadores é muito importante para que o Executivo aprove seus projetos de lei que definem políticas públicas de saúde, educação, funcionalismo, infraestrutura e outras ações que impactam positivamente na qualidade de vida dos valadarenses. Neste sentido, o prefeito André, em um segundo mandato, espera contar com toda a Câmara, uma vez que eles são os representantes da população, e lhes cabe apoiar toda iniciativa que seja benéfica para a população”, afirmou David.