Governador Valadares já registrou 12.310 casos de infecção e 419 óbitos decorrentes do coronavírus
Normalmente, o Natal é comemorado na companhia de familiares e amigos. Assim sendo, é comum que pessoas viagem nesta época do ano. Mas, por causa da pandemia do coronavírus, causador da Covid-19, muitas delas mudaram os planos, seja por motivos financeiros ou para seguir as recomendações de segurança.
João Victor Percan, estudante de artes plásticas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, conta que pretendia visitar o avô em Governador Valadares, mas desistiu, por causas dos riscos da infecção para os idosos.
“Neste ano eu pretendia visitar meu avô materno, que mora em Valadares, mas como ele é do grupo de risco, acabei desistindo de ir. Ele mora na zona rural da cidade e fica muito sozinho. É uma pena! Queria muito visitar ele um pouco. Além disso, eu pretendia ir para São Paulo, passar as festas com a família do meu namorado, mas também mudei, por causa da pandemia, pois minha sogra entra no grupo de risco. Então, esse Natal será limitado, por causa da pandemia, pois tem pessoas do grupo de risco que não poderiam vir, como meu avô”, contou.

A vendedora Ingrid Teodoro disse que já tinha planejado visitar uma tia em Guriri, no Espirito Santo, mas, por causa dos altos riscos de contaminação da Covid-19, acabou desistindo de viajar.
“Eu pretendia viajar com meu marido e meu filho para visitar uma tia que mora em Guriri, mas ela já é uma senhora de idade, e acaba sendo um risco para ela e para nós. Sabemos que, mesmo usando máscara e álcool gel, ficamos expostos, ainda mais eu, que trabalho em comércio. Então, resolvemos que neste ano vamos passar o Natal em Valadares mesmo”, disse Ingrid.

David Oliveira, 33 anos, vendedor, disse que não viajará neste ano por causa das recomendações de segurança, visto que algumas pessoas de sua família fazem parte do grupo de risco.
“A pandemia mudou nossa rotina completamente. Por eu ter pessoas que são grupo de risco na família, com hipertensão e diabetes, preciso tomar cuidado e evitar visitar pessoas. Infelizmente, não viajarei, e desde o início da pandemia venho evitando aglomerações. Este Natal eu passarei em casa, com minha esposa e filhos. Temos que nos cuidar”, comentou.

“Eu e minha irmã já tínhamos organizado com minhas primas de passarmos o Natal com elas, no Rio de Janeiro, mas acabou que essa pandemia trouxe alguns prejuízos e não conseguiremos ir neste ano. Mas é até bom, porque as coisas lá não estão boas, e, como os números de contaminados e de óbitos em Valadares continuam a subir, é melhor ficar em casa mesmo”, disse Lucas Diego Munis, 26 anos, metalúrgico.

Lorrayne Aparecida, 23 anos, vendedora, disse que “ir para a roça visitar alguns parentes era o plano, mas a pandemia é o principal motivo da desistência. Acredito que este não é melhor momento para fazer viagens ou sair. É momento de pensarmos em nós e nos outros, principalmente pelo fato de algumas dessas pessoas serem do grupo de risco. Meu Natal será em casa mesmo, com minha família, agradecendo por estarmos juntos, mesmo com tantas dificuldades neste ano.”

Boletim epidemiológico
O número de infectados pelo coronavírus, causador da covid-19, têm preocupado autoridades de todo o mundo, especialmente na iminência de uma nova onda de infecções. No Brasil já são mais de 7 milhões de infectados e 188 mil óbitos.
Em Valadares, os números de infectados e de óbitos continuam a subir. No dia 21 de dezembro, os casos confirmados eram de 12.137 e o de óbitos, de 415. No dia 22 de dezembro os casos confirmados subiram para 12.239, e os óbitos, para 415. Hoje, 23 de dezembro, o número de casos confirmados chegou a 12.310 e de óbitos está em 419.
As taxas de ocupação de leitos de UTI no dia 21 de dezembro eram de 96% no SUS e 100% em hospitais particulares. No dia 22 de dezembro as taxas eram de 91% no SUS e 100% em hospitais particulares. Hoje, dia 23 de dezembro, as taxas continuam de 91% no SUS e 100% em hospitais particulares.