Caro leitor, seu filho vai passar de ano! Foi difícil, mas o cara passou! Ou seu filho é daqueles que, em outubro, já passou? Tem também a galera do Ensino médio: Já fez o ENEM e os outros vestibulares, agora espera os resultados… Bem, caro leitor, se ele não passou de ano, é hora de uma boa conversa, né? Você não vai “passar pano”, mas também não vai deixar de curtir suas férias…
Por que a Coluna Adolescer bem quer falar de férias? Primeiro porque esse colunista também pensa em férias- Ninguém é de ferro! Mas a questão é a seguinte: Vocês vão viajar? Então está na hora de checar os cartões de vacina da família toda!
Talvez você não tenha reparado, mas as vacinas não acabam aos cinco anos!
Os adolescentes são arredios, quando o assunto é vacina… Por isso eu vejo todos os dias cartões de vacina desatualizados. Ë uma guerra silenciosa: os meninos enrolam para evitar a vacina e os pais pensam que eles não precisam de vacinas.
Vamos corrigir essa falha então:
- Repare no cartão, tem uma vacina agendada aos quinze anos! Trata-se da Vacina DT (Difteria/Tétano). Sim! Esse reforço é fundamental para garantir a segurança do seu filho, que nas férias se mete em todo tipo de aventuras e deve se prevenir de vários acidentes. E você? Sua vacina de tétano está em dia?
- A vacina da Hepatite B está com três doses? A hepatite B é uma Infecção sexualmente transmissível e também se pega fazendo tatuagens, colocando piercings… Seu menino viajando por aí…
- E a vacina de HPV? Já está completa? Essa galera sem nada pra fazer… Cheios de hormônios… Não seria bom checar se eles tomaram as duas doses? Lembre-se HPV não é só uma Infecção sexualmente transmissível, é também uma causa de câncer de colo de útero, garganta, pênis e anus.
- E o Sarampo? Em 2019 tivemos o dissabor de voltar a ter casos de Sarampo em nosso estado. Até 29 anos TODOS têm que ter duas doses da vacina Triviral… Será que seu filho tem?
- A vacina de meningite é importantíssima para os jovens, porque, infelizmente muitos adolescentes carregam a bactéria meningococo na orofaringe, sem estar doentes (Portador são) e acabam contaminando crianças mais novas e a vacina resolve esse problema. Atualmente há um reforço da vacina Meningococo C nos postos entre 12 e 14 anos. E nasclínicas particulares têm duas versões para a vacina Meningocócica. Uma para as cepas ACWY e outra para Cepa B. Informe-se com seu médico.
- Se você for com sua família para o exterior, vale a pena fazer a vacina de gripe em todo mundo, porque, no hemisfério Norte,o vírus circula mais nessa época do ano.
Férias são maravilhosas e necessárias, mas têm seus contratempos: Aeroportos lotados, translado com vidros fechados, filas, aglomerações… Tudo favorece a transmissão de doenças.
Então, caro leitor, você pensou em tudo… Mas não se lembrou dos cartões de vacinas? Que vacilo meu chapa! Mas ainda dá tempo! Invista na saúde da sua família e boa viagem!
Essa coluna é quinzenal, se tiver sugestões de assuntos ou quiser tirar dúvidas, utilize o e-mail adolescenteconfidente@gmail.com .