[the_ad id="288653"]

2022 BATE À PORTA E COM ELE…(???)

por Luiz Alves Lopes (*)

Sob chuvas e trovoadas, choro e ranger de dentes, com sangue, suor e lágrimas, que não foram poucas, lá se foi o ano de 2021. Todo ele sob a égide da covid-19, que tantos males causou à humanidade e que ainda não tem data para ir embora definitivamente.

É chegado 2022. Há um relativo otimismo. Muita crença. Muita fé no Criador. Com os cuidados necessários, a vida vai retornando ao seu estado de normalidade, a um novo normal. Mas, inegavelmente, muitas feridas ainda não foram cicatrizadas. Só com o tempo…

Não menos verdade que, nas palavras, entendimentos e previsões do empresário e publicitário Nizan Guanaes: “a esperança está nos fazendo muito mal, nos fazendo terceirizar soluções que o mundo precisa urgentemente”. E continua: “jogamos nos braços dela, da pobre e coitada esperança, as soluções que esses tempos tanto precisam”.

“Este ano não vai ser igual àquele que passou. Eu não brinquei. Você não brincou…” Será?

Independentemente do que vier a acontecer, devemos estar atentos às normas sanitárias e princípios científicos. 2022 nos apresenta situações incontestes e que não podem ser ignoradas, queiramos ou não. Vejamos algumas delas:

REALIZAÇÃO DE MAIS UMA COPA DO MUNDO: Ainda que desprovida de um futebol que encha os olhos, a seleção do Tite vai estar em mais uma Copa do Mundo, desta vez no Catar, e certamente laboratórios e farmácias vão faturar os “tubos” com a fabricação e comercialização de medicamentos para o coração. Alguém tem dúvida? Vamos até que fase?

ELEIÇÕES PARA CARGOS IMPORTANTES EM NOSSO PAÍS: É, vamos ter eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores dos estados e do Distrito Federal, senadores, deputados federais e estaduais. E vai rolar a festa… das gastanças. Haja dinheiro público a ser torrado! E nós, os p…, vamos participar.

O que mesmo nos aflige? O Hospital Regional, com sua obra de conclusão paralisada há exatamente 8 (oito) anos? Ver o monumento da Açucareira caindo aos pedaços? Sonhar com a duplicação da ponte que liga a cidade à Vila Isa e bairros adjacentes? Melhorias e exploração turística da Ibituruna? O aeroporto efetivamente concluído e em funcionamento? Que mais?

O DEMOCRATA PANTERA DE VOLTA À ELITE EM MINAS GERAIS: Desacreditado pela maioria dos que se dizem entendidos de futebol, o Democrata Pantera fez interessante e planejada campanha no Módulo B em 2021 e, com méritos, está de volta à elite do futebol das Minas Gerais. E, graças a uma tabela dirigida que perdura há anos, aqui receberá nada menos do que o Clube Atlético Mineiro, atual campeão nacional. Que a ‘casa’ esteja cheia e que o faturamento traga razoável alívio aos mandatários alvinegros. São merecedores.

CABULOSO DE DONO NOVO: Dizem alguns, certamente entendidos, que ganha dinheiro quem tem dinheiro. Se é assim, gratidão à parte – se é que existe no futebol das multidões -, o tal de Ronaldo Nazário – que um dia foi Fenômeno – acaba de comprar o queridíssimo CRUZEIRO das Minas Gerais e devolve esperanças a um mundão de torcedores que se acostumaram a ganhar títulos ano sim, outro também. Será questão de tempo, afirmam…

LIGA AMADORA COM MUDANÇAS EM SEU COMANDO: Sem o mínimo conhecimento dos nomes dos eleitos, certo é que a Liga de Futebol Amador de Governador Valadares elegeu e empossou nova diretoria. Espera-se pela retomada dos campeonatos oficiais, promovidos por quem tem legitimidade, não dispensando a promoção/realização/patrocínio de ‘torneios’ por parte da municipalidade ou de algum segmento da sociedade valadarense.

COOPEVALE COM DIRIGENTES NOVOS: O clube ‘leiteiro’ inicia o ano novo com diretoria renovada, tendo à frente Silmar Mendes e Carlos Thébit, eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente para um mandato de 3 (três) anos. Estão prometendo ampla reformulação e recuperação do alviverde da Placedina Cabral. Há grande expectativa.

E O PINGO D’ÁGUA PEDE PASSAGEM: ainda pouco conhecido, fruto de sonhos de pessoas que buscam fazer o bem, com os olhos voltados especialmente para aqueles que vivenciaram e vivenciam o mundo esportivo valadarense e que estejam em processo de vulnerabilidade social, o Projeto Pingo D’Água, promotor do evento anual cognominado de Encontro de Ex-atletas e Dirigentes Esportivos de Governador Valadares, deseja e quer realizar muito mais.

Ver o projeto se transformar em programa é o objetivo maior de seus idealizadores e simpatizantes, que não são poucos. Afora integrantes do mundo esportivo da terrinha, número considerável dos ‘nossos’ que se encontram em outros estados, municípios ou mesmo no exterior, segmentos outros da sociedade estão demonstrando interesse pela ideia e objetivos, participando consideravelmente. Vêm novidades por aí…

No mais, a esdrúxula situação envolvendo treinadores do e no futebol brasileiro. CUCA, o grande vencedor do ano que se findou, deixa o Atlético das Minas Gerais e diz que vai cuidar da família e da saúde; Vanderlei Luxemburgo volta a ficar desempregado após a compra do Cruzeiro pelo Fenômeno; Renato Gaúcho, o então todo poderoso, também está disponível na praia e no mercado; Fernando Diniz, moço sério e de ideias avançadas, está desempregado; Dorival Júnior, idem, idem; e Roger Machado, também. Para completar ou acrescer, Felipão e Mano Meneses. Alguns outros balançam. Que será, será? Breve a bola volta a rolar com os estaduais, pré-libertadores, Libertadores, Sul Americana, Brasileirão e Copa do Brasil. É a volta do filme antigo. Esta a terra de Cabral.

(*) Ex-atleta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o