Vice-presidente Hamilton Mourão recebe lideranças de Valadares

239
Reunião com o vice-presidente da República aconteceu em Brasília. Foto: Divulgação/Palácio do Planalto

Governador Valadares foi representada em um encontro importante com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Mourão recebeu em seu gabinete o presidente da Fundação Instituto de Meio Ambiente e Migração da Amazônia (FINAMA), José Altino Machado, para tratar de assuntos relacionados a exportações de ouro na Amazônia, e do deputado federal Euclydes Pettersen (PSC), que levou demandas da região, como a inclusão na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e a duplicação da BR-381. O encontro aconteceu no dia 26 de junho.

Conhecido de José Altino há muito tempo, o general Hamilton Mourão estendeu a recepção a um longo diálogo em seu gabinete. “Foi um encontro muito proveitoso. Quando ele me reconheceu, a reunião durou mais ainda. Fui tratar de questões ambientais, sendo a principal delas esse contrabando de ouro que acontece no mercado nacional. Para quem não sabe, o Brasil é o único país no mundo a exportar ouro in natura. O governo, infelizmente, permite isso de alguma forma. É mesma coisa que tirar dinheiro do nosso país. Aproveitamos também para abrir diálogo para o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, visitá-lo e levar pendências da nossa cidade para o conhecimento do Governo Federal”, disse.

Segundo José Altino Machado, os trabalhos de mineração e exportação de ouro na Amazônia precisam ser revistos pelo Governo. “Eu fiz uma proposta, que ele achou interessante. Apresentei a ideia de criar responsabilidades mútuas no Brasil. Nós ficamos com a responsabilidade de tomar conta do trabalho que nós temos na Amazônia, enquanto o Governo assume a responsabilidade de administrar. Não tem cabimento um pedido de licença ambiental ficar pendente por mais três anos no Governo. Essa questão da morosidade não pode acontecer. Ele entendeu tudo e se colocou à disposição para nos ajudar. Preciso fazer justiça ao meu amigo, que sempre esteve comigo nessas pautas de defesa a Amazônia, o jornalista Alexandre Garcia”, disse.

Durante a visita, Euclydes Pettersen aproveitou a oportunidade para pedir o apoio do vice-presidente na inclusão de Governador Valadares na área da Sudene. “Na oportunidade, aproveitei para anunciar uma conquista para Governador Valadares e região. O município passa a contar com dois novos equipamentos. Um equipamento de radioterapia e braquiterapia, que serão instalados Hospital Bom Samaritano. Isso foi alcançado através de uma parceria do Governo Federal. Foi uma visita que atendeu nossas expectativas. Tivemos tempo de solicitar ao general o apoio para a inclusão da nossa região na área da Sudene. Mais de 84 municípios seriam beneficiados, sendo 81 de Minas Gerais. Seria uma vitória para nossa região”, cobrou Pettersen.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br