Veteranos do futebol de GV se reúnem para jogo beneficente neste sábado

Mateus foi camisa 10 do Democrata no final dos anos 70. O craque é presença confirmada na partida.Foto: Eduardo Lima

No próximo sábado (3), ex-jogadores do futebol profissional de Governador Valadares e de Vitória farão uma partida beneficente. A partida será em prol da Associação Santa Luzia e acontecerá às 15 horas, no campo da Coopevale, no bairro São Paulo. A iniciativa é do ex-jogador do Democrata, Mateus da Silva, 63 anos, que defendeu a Pantera de 1976 a 1979. A entrada será 1kg de alimento não perecível, fralda geriátrica ou material de limpeza, que serão destinados para a Associação.

O duelo contará com jogadores consagrados nos campos do Estádio José Mammoud Abbas (Mamudão), Clube Atlético Pastoril e Coopevale. Segundo Mateus, será um momento de solidariedade e de rever companheiros de clube. “Diversos ex-jogadores já confirmaram presença no jogo. Alguns vão vir de longe para bater uma bola e ajudar a Associação Santa Luzia. Quando temos condições de ajudar o próximo, estamos dando parte daquilo que ganhamos, e em troca ajudando outras pessoas. Quando se fala em apoiar esse tipo de evento, é gratificante para nós. Não tem preço; a sensação é fantástica”, disse.

Ao lado de Mateus, quem também está organizando o jogo é o ex-jogador Willian Carlos, 63 anos, que atuou no ataque na Pantera nos anos 70 e 80. “O Mateus estava nos Estados Unidos e veio aqui só para ajudar a gente nesse evento. Teremos a presença de muitos ex-jogadores do Espírito Santo. A ideia é uma partida entre a gente contra eles. Não haverá cobrança de ingressos. Nossa ideia é fazer recebimento de doações (em espécie e gêneros alimentícios), que serão encaminhadas à instituição”, explicou.

Mateus foi camisa 10 do Democrata no final dos anos 70. O ex-jogador lembrou dos companheiros que fizeram história com a camisa da Pantera e estarão presentes no jogo de sábado. “Rodei esse Brasil todo jogando bola, mas aqui foi um lugar especial. Joguei ao lado de muitos craques, como Luizinho, Miltinho, Walber, Celinho, entre outras feras. Lembro-me também das equipes da Vale e do Valadares Diesel, que eram imbatíveis dentro de campo. Todos esse jogadores sempre estão dispostos a ajudar as entidades filantrópicas em Valadares”, lembra.

O ex-jogador também confirmou a presença do prefeito André Merlo (PSDB), que dará o pontapé inicial na partida. Ao final do jogo, haverá um pagode no salão do Coopevale, com churrasco, refrigerante e cerveja gelada para a boleirada. Será cobrada uma taxa de contribuição, que também será revertida em prol da Associação Santa Luzia.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br