VEC comemora vaga antecipada na próxima fase da segundona do Campeonato Mineiro

Jogando em casa, o VEC não teve vida fácil contra o União Luziense.FOTO: Juninho Nogueira

O Valadares Esporte Clube (VEC) está classificado para a próxima fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Bastava um empate contra o União Luziense para a equipe valadarense se classificar e o jogo contra o time de Santa Luzia terminou em 1 x 1. A partida foi disputada nos gramados do Estádio José Mammoud Abbas, em Valadares. Garantido para as quartas-de-final, o tricolor já faz projeções para o futuro adversário, enquanto o União Luziense vai para tudo ou nada na última rodada da fase de grupos.

Os times entraram em campo em situações bem diferentes na tabela. Líder do grupo C, o VEC buscava um simples empate para garantir a vaga nas quartas-de-final. Para o União Luziense, apenas a vitória interessava. Desde o início da partida o time adversário foi para cima do VEC. Aos 15 minutos, em cruzamento dentro da área do VEC, o atacante Xilu apareceu sozinho e cabeceou a bola no travessão. Apesar de manter a posse de bola, o time valadarense via o adversário com as melhores chances. O primeiro tempo terminou sem gols no Mamudão.

Na volta para o intervalo, o VEC continuou mantendo a posse de bola. Precisando da vitória, o União Luziense se lançava ao ataque. Aos 25 minutos, a coisa ficou feia dentro de campo. O atacante Xilu foi expulso do jogo, após falta grave. Os companheiros do time foram para cima do árbitro, Taitson Oliveira (FMF). Mesmo com um a menos, o União Luziense conseguiu furar o bloqueio do VEC e abrir o placar no Mamudão, aos 14 minutos, com gol do volante Ramon, de cabeça. Após o gol, o VEC foi para o ataque. Aos 38 minutos, o atacante Breno foi derrubado dentro da área. Pênalti para o VEC. Na cobrança, o artilheiro Michael Paulista chutou no canto esquerdo do gol e empatou o jogo no Mamudão: 1 a 1.

Luizinho comemora boa fase do elenco

Invicto no campeonato com três vitórias, dois empates e nenhuma derrota, o VEC é líder do grupo C, com 11 pontos, e está com 73% de aproveitamento na segunda divisão. O time tem ainda o vice-artilheiro do campeonato, Michael Paulista, com 5 gols.

De bem com a torcida e sonhando com o acesso ao módulo II no ano que vem, o treinador do tricolor do Vale do Rio Doce, Luizinho, destaca a boa fase: “Estamos muito felizes pela classificação, fomos coroados com esse empate em casa. Já sabíamos que iríamos enfrentar um adversário muito difícil e que está ainda em busca da classificação. O elenco fica feliz pela classificação antecipada, mas com os pés totalmente no chão. Ainda falta muito para o nosso objetivo, que é o acesso ao módulo 2, mas conscientes de que estamos no caminho certo”.

A sexta e última rodada da fase de classificação da segundona será no próximo domingo, dia 15, com todos os jogos sendo realizados simultaneamente às 10 horas. O VEC vai a Manhuaçu enfrentar o Boston City. Já o União Luziense joga em casa contra o Bétis F.C. e vai  depender de uma combinação de resultados para se classificar.

Para Luizinho, mais uma vitória diante do Boston City pode significar muito para a sequência do campeonato. “Temos mais uma partida muito importante e difícil contra o Boston, e iremos trabalhar forte, corrigindo os erros da última partida. Temos que seguir pontuando para ter a vantagem de decidir em casa nas quartas de final, com os dois resultados iguais”, ressaltou.

por Eduardo Lima