Valadares vai receber pela primeira vez o PHN

Dunga é presença confirmada no PHN em Valadares.Fotos: Canção Nova/Divulgação

Milhares de jovens deverão passar por Governador Valadares, que se prepara para receber, pela primeira vez, o PHN (Por Hoje Não, Por Hoje não Vou Mais Pecar), acampamento católico que ocorre todos os anos na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O encontro será realizado no dia 26 de setembro no espaço de eventos da Universidade Vale do Rio Doce (Unicentro). O encontro contará com a presença do idealizador do PHN, o missionário Dunga, além da cantora Eliana Ribeiro e do padre Jairo Silva. A realização do evento é do grupo Cruzeiro Católico.

Na expectativa para receber o PHN pela primeira vez em Valadares, o fundador do grupo Cruzeiro Católico, Edson Durães, destaca a importância do encontro no processo de evangelização de milhares de jovens. “Como todos já sabem, o PHN é um dos maiores eventos católicos na Canção Nova, chegando a levar até 150 mil pessoas, e este ano eles estão completando 21 anos. O Dunga tem expandido o PHN pelo Brasil. Por mais que milhares de pessoas organizem caravanas para irem ao evento, tem muita gente que ainda não teve a oportunidade de ir ao encontro. Portanto, será a vez de Governador Valadares acolher o PHN, uma chance única de testemunhar um momento incrível. Quem já foi sabe do que estou falando”, disse.

O PHN começou quando Dunga foi convidado a apresentar um programa de TV na Canção Nova com o título ‘Resgate já’, com entrevistas sobre a iniciativas da igreja em prol de jovens recuperados em presídios, casas de recuperação, Alcoólicos Anônimos e apoio os portadores de HIV. Com as vivências obtidas nos oito anos em que ficou à frente da atração, Dunga se inspirou a ampliar o encontro. “Eu convivia muito com o pessoal dos Alcoólicos Anônimos e dos Narcóticos Anônimos que viviam o ‘Só por Hoje, Só por hoje vou ser sóbrio’. Percebia que não só a droga e o álcool causavam estrago na vida do jovem, mas também a prostituição, a violência, o pecado. Então, Deus colocou no meu coração o impulso de ensinar a juventude a dizer não ao pecado todos os dias”, afirmou Dunga.

Segundo Durães, o encontro está marcado para começar às 19 horas no Unicentro. Para o organizador, mesmo que o PHN seja apenas por uma noite em Valadares, será um momento profundo de espiritualidade na vida dos jovens. “Como a quantidade de pessoas que vão ao PHN na Canção Nova é muito maior, acredito que em Valadares será um encontro bem mais próximo do público. O importante é destacar que muitos testemunhos são dados após o PHN. Jovens que decidem sair do pecado para a evangelização”, comentou.

11 anos de evangelização

A realização do PHN em Governador Valadares marca também a presença do Grupo Cruzeiro Católico, que há 11 anos embarca milhares de peregrinos para uma experiência única de fé em alto mar. “Nesses anos todos, o grupo Cruzeiro Católico tem uma legião de fiéis navegantes peregrinos, mas também nos tornamos fiéis navegantes de nossos peregrinos. Jamais deixamos de fazer o melhor e de trazer para dentro dos navios os melhores e mais ungidos cantores católicos, porque, para entrar a bordo e tocar no coração dos nossos navegantes do grupo Cruzeiro Católico, não é simplesmente qualquer atração. São missionários católicos, ungidos por Deus aqui na terra, que tocam mais e mais corações, amam a missão”, enfatizou Edson.

Desde 2009, foram 11 edições, 11 navios, milhares de navegantes peregrinos e mais de 50 atrações católicas em alto mar: santas missas, pregações, grupo de oração, espetáculos teatrais, pregações e shows católicos com missionários de renome nacional, como: Padre Reginaldo Manzotti, Eros Biondini, Adriana Arydes, BraisOss, Dunga PHN, Marcelo Duarte(Anjos de Resgate), Padre Vicente (Comunidade Bethânia), Cia. Sandei de Teatro, Ironi Spuldaro, entre outros nomes.

Para o ano que vem, Edson disse que a programação será especial. “Em 2020 estaremos completando 12 anos de Cruzeiro Católico. Serão cinco dias em alto mar, de 11 a 15 de fevereiro. O navio sairá de Santos (SP) com rota para Camboriú(SC), Porto Belo (SC) e de volta a Santos. O grupo Cruzeiro Católico é um momento único. Quem já embarcou a bordo dos navios sabe muito bem disso, afinal, o que acontece em alto mar fica em alto mar, onde é o melhor lugar para observarmos a linha do horizonte, que é o tamanho do amor de Deus por cada um de nós”, afirmou Durães.