Valadares se prepara para receber a 14ª edição da Festa das Flores

662

Já consolidada em Governador Valadares, onde faz parte do calendário oficial de eventos, aprovado pela Lei Municipal de número 5.829, de 27 de março de 2008, a Festa das Flores, em sua 14ª edição, acontecerá no período de 4 a 14 de julho, na Praça dos Pioneiros, Centro, das 9h às 21h.

Desde a primeira edição, a Festa das Flores, uma festa beneficente, tem marcado a história da cidade, com a exposição e venda de flores e plantas de espécies variadas, uma agenda cultural diversa e diferentes oficinas gratuitas. São mais de 200 espécies de plantas, das mais conhecidas às mais exóticas, com preços acessíveis – a Festa das Flores, em seus onze dias de atividade, movimenta a cidade com atividades ecologicamente corretas, educação ambiental, vivência de práticas integrativas de saúde, confraternização e muita beleza, motivos pelos quais já atrai turistas de toda a região.

O público tem a possibilidade de participar de oficinas, palestras, rodas de conversas, visitas guiadas, assim como apreciar diversas manifestações artísticas e culturais – dança, folclore, bandas, teatro, shows musicais, apresentações indígenas, durante os onze dias de festa, gratuitamente. Desenvolve-se assim, paralelamente à venda das flores, uma agenda cultural que busca compartilhar com a comunidade valadarense um trabalho voltado para o cuidado com o ser humano e com o meio ambiente em que vivemos.

Ganha, também, o mercado floricultor da cidade e região, já que é nesses locais, do comércio formal, que a população que frequenta a Festa das Flores vai se referenciar quando precisar adquirir novas espécies, assim como para a aquisição dos insumos e derivados que sempre são necessários para quem aprecia a floricultura, a jardinagem e o paisagismo.

Em resumo, a Festa das Flores, em sua 14ª edição, pretende: promover a consciência ecológica e desenvolver a educação ambiental junto à comunidade; integrar as diversas entidades de representatividade popular na participação de um projeto social expressivo. Ainda, possibilitar momentos de descontração e lazer aos valadarenses, estimulando a busca pelo conhecimento, cultivo e uso das plantas medicinais. Por fim, pretende-se sensibilizar e encantar a comunidade através da beleza das várias espécies de plantas e flores e da expressão artística.

A Festa das Flores é uma realização do Núcleo Luz Divina – CEBUDV, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Governador Valadares e parceria com cooperativas de produtores de flores.  De caráter 100% social, o valor arrecadado é destinado às ações já desenvolvidas pelo CEBUDV na região, como o Dia da Beneficência, Faça o Bem sem Olhar a Quem, entre outras, e à estruturação do seu Departamento de Beneficência.