Valadares registra redução de 35% nos casos de homicídios

De acordo com o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Fausto Machado de Oliveira, e o delegado regional, Fábio Guilherme Barreto Sfalcin, quando analisam esses dados, verifica-se que a cidade está mais segura

Só no primeiro semestre de 2019 houve uma redução de 43% nos registros de crimes violentos e de 35% no número de homicídios, se comparado com o primeiro semestre de 2018. Esse resultado foi o melhor dos últimos 10 anos

As polícias Civil e Militar realizaram na tarde de ontem uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço do número de homicídios, tentados e consumados, no primeiro semestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior, registrado em Governador Valadares. De acordo com os dois órgãos, só no primeiro semestre de 2019 houve uma redução de 43% nos registros de crimes violentos, de 35% no número de vítimas de homicídios e 41% de registros de homicícios, se comparado com o primeiro semestre de 2018. Esse resultado foi o melhor dos últimos 10 anos. As informações foram repassadas pelo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Fausto Machado de Oliveira, e pelo delegado regional, Fábio Guilherme Barreto Sfalcin.

De acordo com o comandante do 6º BPM, no primeiro semestre de 2018 foram registrados 55 homicídios; em 2019 foram registrados 36. Nesse mesmo período, em 2014, foram registrados 79 homicídios na cidade. “Essa redução expressiva se dá por meio do trabalho conjunto das polícias Civil e Militar, e do Ministério Público e Judiciário, que são também protagonistas desse resultado, fazendo com que essas pessoas sejam processadas e julgadas. Podemos dizer que, na grande maioria, a base desses crimes violentos, infelizmente, é o tráfico de drogas, que estamos tentando combater com a união das instituições. Quero pedir à população para continuar apoiando as polícias Civil e Militar, denunciando através do 181, pois é uma ferramenta de sigilo absoluto”, relatou o comandante do 6º BPM.

Segundo o delegado regional, Fábio Guilherme Barreto Sfalcin, somente em Valadares, neste ano, foram concluídas 50 investigações. Isso quer dizer que a pessoa já foi devidamente identificada, para que possa estar à disposição da Justiça. Além do trabalho de prevenção, a Polícia Civil entra em um segundo momento com um trabalho de investigação. “Aqui em Valadares fazemos um trabalho permanente, de muita troca de informação. E essa troca de informação é responsável pelo sucesso que estamos apresentando. Dentro da perspectiva de prevenção e repressão, quando conseguimos unir essas duas vertentes em um único ambiente de trabalho, onde as informações são permanentes e claras, a sociedade ganha. Outro dado importante é que só neste ano conseguimos apresentar 60 medidas cautelares, sendo: mandado de prisão preventiva, mandado de prisão temporária, internações de adolescentes, interceptações telefônicas, afastamento de sigilo de dados de pessoas envolvidas em crimes violentos, especialmente aqueles envolvidos em homicídio. Tudo isso se dá através da parceria entre as instituições”, destacou o delegado.

Segundo as polícias Militar e Civil, quando são analisados todos esses dados, que envolvem os crimes violentos, homicídio tentado e consumado, sequestro roubo, estupro, verifica-se que a violência realmente reduziu e a cidade está mais segura.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br

Retorno da Delegacia para o bairro de Lourdes

“Valadares ganhará nos próximos dias um ambiente favorável para que esse trabalho contra a criminalidade continue tendo maior fluidez e que a sociedade ganhe com números mais expressivos de redução de criminalidade. Isso será possível com o retorno da Delegacia Regional para o bairro de Lourdes e a inauguração da Delegacia de Homicídio naquela localidade, com um centro estruturado para as polícias trabalharem de maneira integrada, com bastante inteligência e eficácia, tirando os criminosos rapidamente do convívio social”, informa o delegado regional, Fábio Guilherme Barreto Sfalcin.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM