Valadares recebe programa voltado para o empreendedorismo social

0
1054

Empreendedores individuais e coletivos de Governador Valadares, Minas Gerais, terão um incentivo para estruturar e alavancar seus negócios. Eles participarão do programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (AGIR), lançado nessa quinta-feira (30).

O programa é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Vale, e terá duração de 24 meses. Nesse período, os participantes receberão capacitação em empreendedorismo e modelagem de negócios, acompanhamento e assessoria técnica em toda a gestão integrada do negócio (área administrativa, financeira, produtiva, inovação e estratégia de mercado). Após a fase de capacitação, os empreendimentos serão incubados, ou seja, receberão apoio técnico diretamente em cada negócio selecionado. A partir daí, os negócios serão acelerados, receberão investimento e orientação para acessar novos mercados, buscando, com isso, o incremento de renda, a geração de postos de trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento da economia local de forma sustentável.

Os encontros da capacitação terão início em junho. Mais de 150 participantes foram mapeados entre os meses de março e maio pelo parceiro técnico da Fundação Vale, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Segundo Marcus Finco, gerente de Negócios Sociais e de Impacto da Fundação Vale, o AGIR é uma iniciativa estruturante de geração de renda e que fomenta o ecossistema empreendedor local. “O AGIR busca qualificar o empreendedorismo local através da estruturação dos negócios e, principalmente, da consolidação da cadeia produtiva no território. Com isso, efeitos multiplicadores são gerados, os quais permitem a promoção do dinamismo econômico e, consequentemente, do desenvolvimento local sustentável”, diz.

O AGIR é voltado ao fomento de iniciativas de instituições e empreendedores nos municípios onde a Vale atua e que resultam no fortalecimento das comunidades e no desenvolvimento dos territórios onde a empresa está presente. Em 2018 foi realizado em Ouro Preto, Mariana e Itabira, em Minas Gerais; Canaã dos Carajás, no Pará; além de Mangaratiba e Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Experiência

O produtor rural João Batista Marins participou do programa e contou sua experiência para os novos participantes durante o evento de lançamento. Ele, que vendia rapadura para moradores de Resplendor, conseguiu diversificar e profissionalizar a produção e passou a ter compradores de outros países entre os clientes. Atualmente, a procura supera sua capacidade de produção, admite.

“Só quem tem um sonho pode entender. Eu tinha o sonho de vender para o exterior e sabia que sozinho não conseguiria. Depois que entrei no AGIR já vendi para os Estados Unidos e tenho demanda de clientes no Canadá interessados nos meus produtos”, afirma.

Podem participar empreendedores individuais e coletivos, moradores de Governador Valadares, de diferentes segmentos econômicos. Mais informações, entrar em contato pelo site: aretusamartins.gv@cieds.org.br, onde também podem ser feitas as inscrições.