Valadares é pioneira na implantação do Programa Saúde na Hora

FOTO: Divulgação

Governador Valadares dá mais um passo na melhoria da assistência aos usuários na atenção básica em saúde. O Município se torna o pioneiro na região na implantação do “Programa Saúde na Hora” do Ministério da Saúde (MS). Ele determina que as unidades de saúde adotem um horário de funcionamento estendido e ininterrupto de segunda a sexta-feira. E o primeiro local a trabalhar dessa forma é a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro São Pedro. Nesta quarta-feira (20), às 8h30, o prefeito André Merlo fará um visita à unidade.

Os atendimentos na unidade serão realizados das 7h às 19h. De acordo com Lorena Soares Nunes Coelho, coordenadora da atenção básica, a implantação do programa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em oferecer aos usuários uma assistência cada vez mais resolutiva e assim evitar que casos que podem ser resolvidos na unidade cheguem ao Hospital Municipal (HM). “Pra cuidar da saúde não tem hora, não é mesmo?! Sendo assim, queremos continuar a oferecer aos nossos usuários atendimento de qualidade, eficaz, e assim diminuir o fluxo de atendimentos no hospital”, afirmou.

Para o secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido, o programa reafirma o empenho da gestão, que, mesmo diante de todos os desafios diários que a pasta apresenta, continua trabalhando para universalizar a assistência a todos. “O principal é a acessibilidade ao serviço que acontece durante o dia nas unidades de saúde, pois, com essa flexibilidade no horário de atendimento, aquelas pessoas que trabalham vão poder ter este atendimento na unidade sem precisar se deslocar para o hospital”, ressaltou ele.