Valadares apresenta projeto de auditoria em encontro técnico do TCE

O projeto de Auditoria na Folha, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Município para assegurar a regularidade do pagamento a servidores, será apresentado amanhã (4) em Ipatinga, durante o encontro técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com municípios. O trabalho realizado em Valadares foi um dos três escolhidos pelo TCE, em toda Minas Gerais, como exemplos de boas práticas na gestão de recursos. A apresentação do projeto Auditoria na Folha acontece a partir das 8h30, no auditório do Centro Integrado Sesi/Senai/Fiemg (avenida Pedro Linhares Gomes, 5431, bairro Horto, Ipatinga-MG).

O encontro do TCE tem como tema “O fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal”. O projeto Auditoria na Folha foi instituído em junho do ano passado, por meio da Portaria 6.065/2018. O controlador-geral Luciano Souto explica que a auditoria permite a verificação da regularidade dos procedimentos relativos ao pagamento das verbas remuneratórias na folha de pagamento da Prefeitura. “A gente pretendia averiguar eventuais inconsistências na folha e permitir a adoção de medidas administrativas capazes de garantir a regularização e o aprimoramento da gestão dos recursos”, afirmou.

O controlador-geral avalia que a realização da auditoria permite o levantamento de dados e informações com relação aos aspectos contábeis, tributários, financeiros e econômicos, representando relevante fator para o aprimoramento da gestão municipal, administrando os recursos públicos com mais eficiência na prestação dos serviços aos cidadãos. O primeiro setor a passar pela auditoria foi o da Saúde, que abriga o maior número de servidores no município – 3110, de um total de 8715 servidores.

Reconhecimento

O prefeito André Merlo (PSDB) comemorou o reconhecimento do TCE à gestão dos recursos no município. “A gestão eficiente dos recursos públicos sempre foi um dos princípios do nosso governo e sabemos que ela passa, necessariamente, pela transparência, legalidade e pela implementação de projetos como este, desenvolvido com tanta competência pela nossa Controladoria. Dessa forma, recebemos com grande satisfação esse reconhecimento do TCE-MG, ainda mais pela possibilidade de servirmos como exemplo para outros municípios, que também se preocupam em aprimorar suas ferramentas de gestão”, afirmou André Merlo.

A apresentação no evento do TCE dá destaque ao projeto que, salienta o controlador-geral, pode inspirar a adoção de medidas semelhantes em outros municípios. “O TCE abre possibilidade de apresentação desses projetos considerados de boas práticas de gestão, pelo potencial de replicação desses projetos nos demais municípios de Minas. É com muita satisfação que recebemos a notícia da aprovação do nosso projeto, e para a gente é motivo de orgulho saber que nosso projeto tem potencial para ser copiado e pode contribuir para o aprimoramento da gestão pública em outros municípios do nosso Estado”, disse Luciano Souto.

por THIAGO FERREIRA COELHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM