“Vai ser votada antes do recesso”

Líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, garante a reforma da Previdência

Articulação da reforma se mudou para economia

Que Onyx Lorenzoni que nada: a articulação política para aprovar a Reforma da Previdência vem sendo exercida pela tropa de choque que o ministro Paulo Guedes (Economia) nomeou na Secretaria Especial de Previdência, chefiada pelo ex-deputado Rogério Marinho. A turma registra ruidosamente, como um gol, cada novo apoio manifestado por parlamentares. Sob aplausos, registram o novo apoio em uma lista.

Garçons improvisados

Quase não se percebeu a demissão da fraca equipe de ex-deputados na articulação da Casa Civil, bons apenas em servir cafezinho.

Tapete vermelho

Ao contrário da Casa Civil, no Ministério da Economia parlamentares têm tapete vermelho para fazer sugestões, pedir esclarecimentos etc.

Gerenciamento político

Além das questões técnicas, a equipe da Secretaria também gerencia as demandas de cada um dos parlamentares para apoiar a reforma.

Sabem que é preciso

Impressiona o empenho da turma da Secretaria de Previdência, apesar de estarem entre os “prejudicados” pela reforma, como servidores.

Alcolumbre quer petista embaixador de Bolsonaro

Davi Alcolumbre só ultrapassava a linha do equador em seu Estado, o Amapá, por isso ficou deslumbrado com salamaleques em Nova York do embaixador Mauro Vieira, na primeira viagem como presidente do Senado. Prometeu que Vieira ficaria como chefe da Missão do Brasil na ONU até sua aposentadoria, em 2021. Mas Jair Bolsonaro não confia em ex-ministros do PT, como Vieira, e escolheu o embaixador Ronaldo Costa para o posto. Alcolumbre ficou possesso e travou as indicações.

Pura provocação

Alcolumbre só liberou cinco indicações de embaixadores, incluindo Antônio Patriota, outro ex-Dilma, acusado de perseguir não petistas.

Sem dó nem piedade

A penthouse do chefe da missão na ONU, alugada pelo antecessor de Vieira, Guilherme Patriota (irmão de Antônio), custa R$ 60 mil por mês.

Duas esnobadas

Mauro Vieira torceu o nariz ao oferecerem dois ótimos postos para um ex-chanceler petista: Zagreb (Croácia) e Bratislava (Eslováquia).

O que a greve defendeu

Os 15% mais ricos (aposentados pelo teto, todos do serviço público) acumulam 47% dos gastos da Previdência. Além disso, aposentam-se bem mais cedo – em média aos 54,2 anos.

Frases top

Somente a expressão “euforia dos corruptos”, do ministro Luís Roberto Barroso (STF), irritou mais os petistas que “estratégia da marginália”, utilizada pelo senador Álvaro Dias (Pode-PR) para definir a conspiração que tenta desqualificar quem investigou e julgou na Lava Jato.

Fim de missão

Militares batem continência, obedientes à hierarquia. É a vantagem de substituí-los em traumas, como aconteceu com o ex-ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Marco do saneamento

Projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que trata do Marco Regulatório do Saneamento aguarda despacho de Rodrigo Maia para tramitar na Câmara. Uma comissão especial analisará o texto.

Energia barata

Proposta do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) proíbe as empresas de energia de repassar ao consumidor prejuízos decorrentes de inadimplência e “gatos”. Se aprovado, pode reduzir a conta de luz.

Estilo espalhafatoso

Vem irritando na Câmara o estilo do deputado Fred Costa (MG). Há dias, o líder do Patriotas constrangeu ao levar uma pessoa fantasiada de cachorro para a mesa diretora de uma audiência pública.

E o preço, reduz?

O deputado Célio Studart (PV-CE) quer diminuir os impostos sobre brinquedos e jogos educativos, para “tentar reduzir o uso excessivo de tablets e celulares”. Já reduzir o preço para o consumidor…

Cessão onerosa

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) marcou para 5 de julho a cessão onerosa de contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural, autorizados pelo Ministério de Minas e Energia.

Pensando bem…

…duvidando da facada que quase matou Bolsonaro, Lula abre o flanco para os que o acusam de cortar o dedo de propósito…