Turismo em Valadares é tema de seminário no Sebrae

Será realizado em Valadares na próxima segunda-feira, dia 2, o 2º Seminário Turismo em Foco. O evento tem como objetivo discutir a importância do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e trazer uma reflexão sobre a atuação das empresas e demais entidades no fomento desse segmento, além de apresentar planos de trabalhos do Projeto Turismo para Governador Valadares. As palestras estão marcadas para começar às 18h30 no Sebrae/GV, que fica na avenida JK, 1074, bairro Vila Bretas. A entrada é franca.

O 2° Seminário Turismo em Foco será aberto ao público e conta com a parceria do Sebrae Minas, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur GV) e Convention & Visitors Bureau – Governador Valadares. Dentre as palestras a serem apresentadas se destacam: Governança em turismo – Como o envolvimento dos atores locais é importante para o desenvolvimento; Políticas públicas para o desenvolvimento do turismo; e apresentação do Plano de Trabalho do Sebrae para fomento ao turismo, que será feita pelo analista técnico do Sebrae, Ramon Gonçalves.

“Será muito importante a participação de empresários da cidade, que atuam na cadeia produtiva do turismo local. Produtores culturais, donos de restaurantes, redes de hotelaria, pousadas e agências de turismo, além de empresários ligados a esportes de aventura, também são bem-vindos ao seminário. As palestras vão abordar planos de trabalho voltados para essas empresas no segmento turístico, que podem ser contempladas com capacitações, visitas técnicas, consultoria para aperfeiçoar a qualidade do atendimento e aumentar a receita turística na cidade”, explicou o analista técnico .

Seminário discutirá avanços e desafios da política pública das opções turísticas em Governador Valadares. O pico da Ibituruna é uma delas

Sobre o atual cenário turístico do município, Ramon Gonçalves comentou que a população carece de eventos voltados para o turismo na cidade. “Percebo que a cidade tem condições de potencializar diversos setores para aumentar as opções turísticas. Turismo de aventura, turismo de negócios e turismo gastronômico são alguns exemplos. Portanto, você tem uma porção de opções, mas poucos produtos, roteiros e destinos estabelecidos.”

A ideia, de acordo com o analista técnico, é partir para a capacitação dos empreendedores e a criação de novas redes de turismo. “Valadares tem público suficiente para preencher tudo isso. O 1º Festival de Inverno, Gastronômico e Cultural, por exemplo, revelou a carência que os valadarenses sentem em relação a opções turísticas na cidade. O evento foi um sucesso no pico da Ibituruna. Explorou um grande monumento turístico na cidade e atraiu milhares de pessoas”, comentou.

Para a diretora de Turismo da Prefeitura Municipal e presidente do Circuito Trilhas do Rio Doce, Roberta Andrade, o seminário vai alinhar ideias para alavancar o setor turístico. “É com muita satisfação que nossa cidade abraça esse evento, que discutirá os avanços e desafios da política pública de turismo em Valadares. Nós estamos alinhados na Política de Regionalização do Turismo dos governos estadual e federal, recebemos ICMS turístico e temos um conselho bem ativo”, disse.

Programação do Seminário:

  • 18h30 – Credenciamento;
  • 18h45 – Governança em turismo – Como o envolvimento dos atores locais é importante para o desenvolvimento – Cidinha Sampaio – Turismóloga e mestre em Planejamento de Cidades;
  • 19h55 – Políticas públicas para o desenvolvimento do turismo – Cristiane Lopes – Palestrante Renomada em Estratégia e Gestão de Negócios;
  • 20h55 – Apresentação do Plano de Trabalho do Sebrae para fomento ao turismo – Ramon Gonçalves – Sebrae;
  • 21h30 – Encaminhamentos;
  • 21h50 – Perguntas e encerramento.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM