Treinador do Filadélfia é convocado para a Copa das Federações

400
Marcelo Silva está em Uberlândia com a equipe do Filadélfia, para o Campeonato Brasileiro de Tênis. Foto: Divulgação

O treinador de tênis da Sociedade Recreativa Filadélfia em Governador Valadares, Marcelo Silva, foi convocado pela Federação Mineira de Tênis (FMT) para ser o delegado da equipe na disputa da Copa das Federações. A competição reúne os melhores tenistas do Brasil na categoria 9 a 18 anos e será realizada nos dias 20 e 23 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia. Marcelo será também o capitão da equipe na categoria 16 anos.

A principal competição por equipes do calendário infantojuvenil brasileiro promete reunir os melhores tenistas de 93 equipes e 18 estados, que lutarão pelo título interestadual durante os quatro dias de disputas em Uberlândia. Marcelo Silva já fez parte da delegação mineira e foi campeão da Copa das Federações em 2014.

De volta à equipe, o treinador comemorou a convocação. “Eu me sinto muito honrado em estar novamente na delegação. Durante sete anos fui capitão e tive a alegria de ser campeão. Retornar este ano como delegado do estado e sendo o único representante de Governador Valadares é uma alegria para mim. Vamos repetir o mesmo trabalho feito em 2014. Acredito em meus demais companheiros delegados. Agradeço mais uma vez à FMT pela oportunidade; não vai faltar empenho”, disse. A Copa das Federações é organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

De acordo com a FMT, a competição segue os moldes da Copa Davis e da Fed Cup, em que os estados se enfrentam em uma competição por equipes. A competição também vale pontuação extra para o ranking nacional; contudo, a escolha dos atletas para competirem em cada categoria fica a cargo das respectivas Federações. No ano passado, São Paulo foi o grande campeão, chegando ao 13º título da Copa das Federações. As disputas serão no Praia Clube. Considerado um dos maiores do país, o clube sedia a competição desde 2015 e já é uma referência entre os jovens tenistas, pela megaestrutura. “Sobre os preparativos para a competição, está tudo em ordem. A federação vem fazendo um excelente trabalho em equipe. A recepção dos jogadores será no dia 19. Haverá uma reunião geral dos treinadores e tenistas, depois um jantar, momento em que serão entregues os uniformes. Manter a união e harmonia do nosso grupo será nosso diferencial para dar tudo certo e lutarmos pelo bicampeonato”, ressaltou Marcelo.

Brasileirão 2019 de Tênis

Antes de se juntar à delegação mineira para disputa do ouro na Copa das Federações, Marcelo já está em Uberlândia, com a equipe do Filadélfia, para o Campeonato Brasileiro de Tênis 2019. Três tenistas valadarenses participam do torneio, que teve início ontem, dia 15: Gustavo Masieiro (categoria 16 anos), Matheus Catta Preta (categoria 14 anos) e Rodrigo Morais (categoria 10 anos). O torneio é importante para os tenistas, que têm a chance de somar pontos em uma “etapa bônus” para o ranking nacional. Além disso, os vencedores de cada categoria são considerados os Campeões Brasileiros do ano.

O tenista Matheus Catta Preta participa pela segunda vez do torneio e tenta fazer diferente desta vez. “Na primeira participação não consegui passar da primeira rodada; perdi para um competidor de São Paulo. Desta vez, venho treinando com mais vontade e estou confiante de que vou ter melhor resultado neste ano”, afirmou o tenista valadarense. O Campeonato Brasileiro de Tênis 2019 termina no dia 28 de julho.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br