Transforma Minas abre inscrições para candidatos a 106 vagas regionais

0
2864
FOTO: Divulgação

Cargos são nas secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento

Foram abertas as inscrições para o preenchimento de 106 vagas regionais em posições estratégicas do Governo de Minas Gerais no interior do Estado, por meio do Transforma Minas, Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência. As oportunidades são nas Secretarias de Estado de Educação (SEE), de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). As inscrições para as vagas das regionais da SES, Semad e Sedese vão até o dia 6 de maio. Para estas vagas podem participar do processo seletivo funcionários públicos, profissionais da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que preencham os pré-requisitos e as competências exigidas pela função. A seleção conta com etapas de análise curricular, teste de perfil e entrevistas por competência.

Na SES foram disponibilizadas 28 vagas, sendo 18 em Superintendências Regionais de Saúde e 10 em Gerências Regionais de Saúde. Alguns dos municípios contemplados são Alfenas, Barbacena, Itabira, Januária e Pouso Alegre. Os ocupantes dos cargos de superintendente e gerente são responsáveis por apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde, fortalecendo a governança regional do Sistema Estadual de Saúde na área de abrangência de sua regional.

As inscrições dos profissionais da Educação estão condicionadas à aprovação no processo de certificação ocupacional para o cargo de Superintendente Regional de Ensino (SRE), cujo resultado também foi divulgado nesta data. No total, 637 candidatos foram certificados e estão aptos a concorrer às 47 vagas, distribuídas em todas as regiões do Estado. Cada candidato pode se inscrever em até duas superintendências do interior ou em até três metropolitanas. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

As inscrições da Semad são para nove vagas de superintendente regional de Meio Ambiente (Suprams), sendo elas em Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Ubá, Varginha, Divinópolis, Uberlândia e Unaí.

Já na Sedese, os interessados podem se candidatar a 22 vagas nas diretorias regionais de Desenvolvimento Social nos municípios de Almenara, Araçuaí, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João del-Rey, Teófilo Otoni, Timóteo, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Entre as atribuições dos diretores está prestar apoio técnico aos municípios da abrangência da secretaria.

O processo de seleção de lideranças regionais, por meio do Transforma Minas, foi regulamentado pela Resolução Conjunta Seplag/Segov/SecGeral nº 10.012, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 23 de abril. Trata-se de mais uma fase importante do Transforma Minas, programa lançado pelo Governo do Estado em março deste ano para estabelecer critérios objetivos e transparentes na seleção e preenchimento de cargos de liderança na administração pública. O processo é feito por meio de metodologia baseada em competências e os candidatos às vagas podem acompanhar todas as etapas e informações pelo site do programa (transformaminas.mg.gov.br) e pelo MG App, por onde também são realizadas as inscrições.