Tiro de Guerra participa de ação de combate ao Aedes aegypti em Valadares

0
330
A mobilização aconteceu no bairro Ilha dos Araújos, em Governador Valadares, e foi promovida pela gerência de Controle de Zoonoses. FOTO: Divulgação

Os atiradores acompanharam os agentes de combate a endemias na vistoria às residências. A ação aconteceu no bairro Ilha dos Araújos

Na manhã desta sexta-feira, 12, quarenta atiradores do Tiro de Guerra 04-007 participaram de uma ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como: dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A mobilização aconteceu no bairro Ilha dos Araújos, em Governador Valadares, e foi promovida pela gerência de Controle de Zoonoses, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, os jovens recém-incorporados às fileiras do Exército Brasileiro foram acompanhados por vinte agentes de combate a endemias. A concentração partiu da Praça Júlio Soares, onde eles receberam orientações da equipe para a realização das atividades. A equipe de mobilizadores foi responsável por percorrer as ruas do bairro e vistoriar as residências que estavam fechadas durante o tratamento na localidade. Durante as inspeções domiciliares, foi explicado aos moradores que medidas simples podem evitar o surgimento de criadouros do mosquito, como, por exemplo, tampar bem os reservatórios com água, eliminar água dos pratinhos dos vasos de plantas e realizar a desinfecção adequada dos ralos.

De acordo com dados fornecidos pelo primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em 2019, o índice na Ilha dos Araújos é de 13,4%, valor que ultrapassa o recomendado pelo Ministério da Saúde. A situação precisa mudar e a colaboração da população continua sendo de grande importância para a diminuição deste número preocupante.

A ação da tarde teve como finalidade amenizar algumas das principais dificuldades enfrentadas por diversas instituições filantrópicas

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Na parte da tarde, uma equipe de instrutores e atiradores do Tiro de Guerra 04-007 de Governador Valadares fez entrega de alimentos não perecíveis à Associação Santa Luzia. A arrecadação foi feita durante as instruções, que acontecem no período matutino. A ação teve como finalidade amenizar algumas das principais dificuldades enfrentadas por diversas instituições filantrópicas. Para o próximo ano, o TG deseja ultrapassar a faixa de arrecadação e destinar os alimentos a outras instituições de Governador Valadares.

Após a entrega dos alimentos à Associação Santa Luzia, o subtenente Walbec Mota Macedo, Comandante do Tiro de Guerra 04-007, expressou a satisfação em fazer parte daquele momento. “Em alguns momentos, pude perceber os olhos avermelhados e as lágrimas contidas em alguns atiradores. Nós partimos com o pressuposto desejo de alegrar e transmitir o carinho que os idosos têm durante toda a sua jornada, com os seus familiares e amigos, enquanto estão bem de saúde. Mas, na verdade, nós é que somos felizes e saímos com uma lição de vida. Fomos presenteados por cada um que nos permitiu abraçá-lo. Confesso que me sinto mais disposto a encarar os desafios que virão pela frente. Este momento será lembrado por toda a minha geração”, declarou, emocionado.

por Felipe Ribeiro | felipe.costa.fcr@gmail.com