SMS se prepara para eventual enfrentamento do sarampo

627
Mesmo não tendo confirmado nenhum caso da doença na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações preventivas contra o sarampo

Durante a tarde da última quarta-feira (11), profissionais das redes pública e privada de saúde do município se reuniram no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) para alinhamento, construção de um fluxo de atendimento e definição de procedimentos que devem ser adotados diante de eventual surgimento de casos suspeitos de sarampo.

Não há casos de sarampo confirmados na cidade. Mesmo assim, a Prefeitura está trabalhando de forma preventiva, vacinando todos os profissionais da rede assistencial pública e privada e tem incentivado a população a se vacinar e a manter o cartão de vacinas atualizado.

A ação é uma medida de precaução que vem sendo adotada por vários municípios mineiros diante do aumento nos casos de sarampo em todo Brasil. “Estamos provocando essa reunião para adequar à nossa realidade, manter a cobertura vacinal e saber agir de forma rápida e eficaz, caso tenhamos algum caso suspeito”, disse Raylaine Castro, gerente de epidemiologia.

De acordo com Caroline Sangali, diretora do DVS, a ação é reflexo do comportamento vigilante da Secretaria Municipal de Saúde diante das questões de saúde do município. “Precisamos que todos os nossos profissionais estejam alinhados e capacitados para identificar os possíveis casos e dar o encaminhamento correto para evitar o contágio de mais pessoas. Nesse sentido, a informação é fundamental”, disse.