SMS realiza trabalhos de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

O treinamento foi uma oportunidade de aprofundar informações num tema tão importante para a saúde FOTO: Divulgação

Na última sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra para capacitação de servidores da Rede de Atenção Básica. A formação, conduzida por representantes da Sociedade Internacional de Enfermagem Oncológica, aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil, a UAB. O objetivo foi capacitar os profissionais para o diagnóstico precoce de câncer, melhorando o atendimento no município.
Segundo a enfermeira palestrante Raquel Dias, o treinamento foi uma oportunidade de aprofundar num tema tão importante para a saúde. “Estudei em Valadares e é muito gratificante voltar para falar de um tema tão relevante e com tantas dúvidas por parte dos profissionais. Conseguimos esclarecer muitas diretrizes do Ministério da Saúde, passar atualizações, reforçar a faixa etária do rastreamento dos dois tipos de câncer”, comemorou a profissional.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais causa óbitos em mulheres. É um tumor maligno formado pelo crescimento desordenado de células na mama. Já o câncer de colo de útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, podendo se manifestar de várias formas e levar ao óbito.