Sicoob Crediriodoce realiza ações em prol da 6ª Semana de Educação Financeira

Turma que participou da 6ª Semana de Educação Financeira, promovida pelo Sicoob Crediriodoce em Governador Valadares.Foto: Divulgação

Ganhar muito dinheiro não significa que você tenha uma vida financeira saudável. Esse é um dos princípios básicos que levaram as instituições financeiras a aderirem à 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), realizada entre os dias 20 e 26 de maio. O Sicoob Crediriodoce apoiou a campanha e promoveu diversas ações durante a última semana, entre elas a apresentação da peça “Dindin é pra criança sim” e palestras sobre educação financeira, em parceria com o Sebrae.

“Durante a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, a Crediriodoce realizou 27 iniciativas, sendo 20 presenciais e sete on-line. Conseguimos atingir mais de duas mil crianças, jovens e adolescentes de 14 escolas da região. Foram 16 apresentações da peça “Dindin é para criança sim” e quatro palestras sobre educação financeira. Nós, colaboradores, nos empenhamos para levar um pouco do que sabemos para as crianças. É um sentimento de satisfação poder cumprir os princípios cooperativistas, com educação, formação, informação e o interesse pela comunidade”, comentou Wilson Júnior, do setor de Organização do Quadro Social (OQS). O teatro foi realizado em Governador Valadares, Marilac, Jampruca, Pescador e Itabirinha.

Além das apresentações, foram realizados bate-papos em quatro escolas sobre educação financeira. “Falamos sobre poupança, planejamento, futuro e investimento. Tudo de uma forma simples e leve. Foi uma experiência fantástica poder conversar com as crianças e os adolescentes e ver o nível de interesse deles pelo assunto. A educação financeira tem que ser praticada desde cedo, desde a escola”, comentou o colaborador Hayson Silva.

“Ao final de tudo isso, o que fica é o sentimento de dever cumprido, ao realizar com sucesso todas essas iniciativas tão importantes para a formação dessas crianças e adolescentes. Ver o empenho de todos os envolvidos e o interesse das crianças nos dá ainda mais orgulho. Fizemos parte da ENEF e tenho certeza de que bons resultados serão disseminados pelas crianças dentro de casa”, disse, orgulhoso, Rodrigo Aquino.

 Entenda a Semana ENEF

 A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Durante os dias 20 a 26 de maio foram realizadas diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e a autonomia.

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2017, contou com 1.826 ações em todo o país, o que representa um aumento de 75% em relação ao ano anterior, com a participação de 1,9 milhão de pessoas, em 3.781 eventos.