Sicoob AC Credi conscientiza equipe sobre Setembro Amarelo

Entre outras causas que levam as pessoas a cometerem suicídios estão as doenças mentais, que são causadas principalmente por transtornos de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, uso de drogas e álcool, etc.

Os colaboradores do Sicoob AC Credi assistiram a palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo na última terça-feira (24). O evento, realizado no auditório da cooperativa, vai ao encontro da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, criada em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.

Com o tema “Saúde Mental e Relações no Trabalho”, a palestra foi ministrada pela psicóloga Aline Camargo. Ela apresentou importantes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o índice de suicídios no mundo, as formas de prevenção e trouxe orientações sobre assistência a pessoas que precisam de ajuda.

Aline destacou que, a cada 40 segundos, alguém se suicida no mundo. As principais causas estão relacionadas a doenças mentais, que são causadas principalmente por transtornos de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, uso de drogas e álcool, entre outros problemas. A psicóloga reforça que todas as pessoas estão sujeitas a algum tipo de transtorno, em qualquer período da vida.

A palestrante ressalta que esses transtornos causam sofrimento e incapacidade como qualquer outro problema de saúde físico. “A diferença é que esses estão no campo emocional e nem sempre são palpáveis”, completa.

Ela conta que existem alguns fatores de proteção que auxiliam na prevenção ao suicídio. São eles: autoestima elevada, suporte familiar, crenças religiosas, culturais ou étnicas, laços sociais estabelecidos, estar empregado, senso de responsabilidade familiar, capacidade de solucionar problemas e conflitos e ausência de doenças mentais.

Ao final do evento, a equipe foi orientada sobre o Centro de Valorização à Vida (CVV), a Ong responsável pelo apoio emocional e prevenção do suicídio. A Ong pode ser contatada pelo telefone 188, por chat, e-mail e pessoalmente.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde no Trabalho, realizado pelo Sicoob AC Credi em parceria com a Casa da Unimed de Governador Valadares. O objetivo é promover ações coletivas de prevenção às doenças relacionadas ao trabalho e proporcionar um ambiente com melhor qualidade de vida.