Sicoob AC Credi conquista prêmio nacional de Excelência em Gestão Cooperativista

215
Sicoob AC Credi conquistou o importante prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, de importância nacional

O Sicoob AC Credi acaba de receber o prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, de importância nacional. A instituição foi reconhecida na categoria Primeiros Passos para a Excelência Financeira e recebeu o bronze em evento realizado em Brasília. O excelente resultado é fruto do bom desempenho apresentado nas avaliações do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

O PDGC é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.

“Aplicar os ideais do cooperativismo com responsabilidade e contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região é o que nos motiva todos os dias”, conta o presidente do Conselho de Administração do Sicoob AC Credi, Ivo de Tassis Filho, com olhar de pai orgulhoso ao ver seu filho ser reconhecido por seus diferenciais. Ele, que participou da fundação da cooperativa, há 22 anos, teve ainda mais certeza de que a instituição financeira está no caminho certo após conquistar o prêmio.

Todas as instituições participantes passaram por uma análise qualitativa e quantitativa dos processos instaurados nos últimos três anos e responderam a um criterioso questionário sobre procedimentos administrativos. O programa possui várias etapas, inclusive, avaliação de consultores especializados, que vieram a Governador Valadares acompanhar de perto o que acontece.

O PDGC é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo sobre a governança e a gestão da cooperativa. Ele visa à melhoria contínua no ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. Para isso, é necessário atender aos requisitos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e regularidade com o Sescoop e OCB.

Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado. Nesta edição do prêmio, a novidade foi a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Na prática

O gestor de Organização do Quadro Social do Sicoob AC Credi, Regilmar Aguilar Silva, conta que várias ações implementadas impactaram positivamente no dia a dia da instituição financeira e fizeram diferença no processo de avaliação. A cooperativa montou um comitê voltado ao planejamento e excelência de gestão, e cada um dos envolvidos se comprometeu com a missão de elevar o patamar dos serviços prestados em grau de excelência administrativa, implementação do mapa estratégico e foco nas pessoas.

Benefícios do Programa

Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios: Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71; Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão; Oportunidade de reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação; Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade; Promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência; Desenvolvimento da visão sistêmica dos dirigentes.