Sesi começa Pré-Enem Solidário para alunos de escolas públicas

Começou ontem (1) no Sesi em Governador Valadares o primeiro aulão gratuito preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Mais de 80 estudantes do 3º ano do Sesi e de escolas públicas de Valadares terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre todas as matérias das provas objetivas e ainda sobre a redação. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. As aulas do Pré-Enem Solidário, de iniciativa do Sesi, serão promovidas até o dia 10 de outubro, das 13h30 às 17h30, no auditório da escola, na rua 13 de maio, 1.120, no bairro São Paulo.

Realizada pela primeira vez no Sesi, o Pré-Enem Solidário trouxe alunos de várias escolas de Valadares, a maioria proveniente de escolas públicas. Durante as aulas, serão trabalhadas questões de ciências humanas, ciências da natureza, ciências exatas, linguagens, além da preparação para possíveis temas da redação, que é uma das etapas mais temidas pelos candidatos. Nos dias 15 e 16 de outubro, os alunos farão uma simulação final do Enem, das 13h30 às 17h30. O resultado será afixado na portaria da escola no dia 21 de outubro.

Para a coordenadora pedagógica do Sesi, Maria Beatriz do Valle Lopes, essa é mais uma oportunidade de a Escola Sesi demonstrar seu compromisso social. “Esse intensivo tem o objetivo de preparar os candidatos para que tenham bons resultados no Enem, que tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior”, comentou.

Segundo Beatriz, serão ao todo 20 aulas, divididas em língua portuguesa, história, atualidades, matemática, biologia, inglês, artes, física, química e redação. “A gente vê essa necessidade dos alunos que estudam em escolas públicas de estar se preparando para o Enem. Muitos não têm condições de pagar um cursinho preparatório. Como o Sesi trabalha com as questões sociais, tivemos a iniciativa de criar o Pré-Enem Solidário. Ao todo, foram 85 alunos, que imediatamente preencheram as vagas. Outros já estão perguntando se no ano que vem vai ter novamente. Muitos pais ligaram para agradecer pela oportunidade que o Sesi está oferecendo para seus filhos. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirma.

Beatriz ressaltou que haverá acompanhamento dos alunos após o Enem. “Comentei com eles que gostaria muito do retorno sobre o resultado do exame. Quem sabe não conseguimos a aprovação de um aluno para uma universidade federal?”, indagou.

Sobre a aplicação do simulado, a equipe pedagógica do Sesi já preparou um levantamento de temas e assuntos que podem cair na prova. “No simulado, o aluno terá a oportunidade de resolver questões com a mesma estrutura e conceito do exame oficial, para que, desde cedo, esteja habituado ao tipo de questão que vai encontrar no dia do Enem, e para que consiga desenvolver a sua estratégia de resolução da prova, considerando a dificuldade das questões e o tempo disponível”, pontua Beatriz.

No primeiro dia de aula, o estudante Yure Dutra, de 17 anos, aproveitou para ajudar também os amigos que estão se preparando para o exame, a fim de garantir o acesso a universidades públicas e a programas como Sisu, Fies e Prouni, por exemplo. “Chamei mais colegas para poderem aproveitar essas aulas, porque a gente não tem professores desse nível nas nossas escolas. Passamos pouco tempo dentro de sala e o conteúdo é pouco sobre o Enem”, comentou o estudante.

por Eduardo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM