Servidores da Atenção Básica participam de palestra sobre doação de órgãos

615
FOTO: Divulgação

Na tarde da última quinta-feira (12), enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram de uma palestra no auditório do Hemominas. O conteúdo foi ministrado pela equipe de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO-Leste) do MG Transplantes, composta pelo médico Domício Antônio da Costa Júnior, do psicólogo Gerzilei Bernardino Dias e da enfermeira Fânya Christina Lima Braga, e teve como tema “Conscientização e orientação dos profissionais de saúde, enquanto multiplicadores, sobre doação de órgãos e tecidos”.

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro. Nesse sentido, o mês ganha o tom verde, de esperança, no intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, de ser solidário com as pessoas que estão à espera de um transplante.

Dados do MG-Transplantes, até o dia 13 de agosto, dão conta de que o quantitativo de pacientes ativos à espera de um órgão em Minas Gerais são: 2.888 pessoas esperam por um rim, 970 por córnea, 60 rim/pâncreas, 43 fígado, 30 de medula, 15 coração e 3 pâncreas.  Um total de 4.009 pessoas aguardam um transplante que pode ser considerado a única opção de vida ou uma oportunidade de recomeçar.