Senai oferece curso técnico semipresencial sobre Moda e Vestuário

FOTO: Divulgação

O segmento da moda no Brasil tem se tornado um dos mais sólidos do mundo, e atualmente o país ocupa a quinta posição de maior consumidor de roupas nos ranking mundiais. De acordo com pesquisas recentes, no ano passado, a indústria de moda, com mais de 20,4 mil unidades fabris, agregou cerca de 1,1 milhão de funcionários e a produção colocou no mercado interno e externo um volume de 5,9 bilhões de peças. Em valores de produção, chegou a aproximadamente R$ 144,9 bilhões. Na exportação, embarcou cerca de US$ 137,7 milhões.

Em Minas Gerais, as indústrias da moda, confecção e vestuário, também estão retomando o crescimento. O Estado abriga grandes polos de moda, o que amplia a competitividade e aumenta a produtividade. Para a consultora de moda Glória Kalil, “a moda mineira tem um peso e uma característica muito diferentes das outras. É uma moda mais ligada a três vertentes: os acessórios – muito forte -, a moda festa e a moda artesanal. Então, quando se juntam essas três tendências, temos uma coleção de inverno ou verão completa”, destacou.

Pensando em preparar profissionais para o setor, para que estejam aperfeiçoando os conhecimentos, o Senai ampliou o prazo para inscrições do Curso Técnico Semipresencial em Vestuário. A modalidade atende às pessoas que desejam atuar ou se aperfeiçoar no segmento da moda, sem ter que frequentar uma sala de aula todos os dias, podendo estudar em horários flexíveis em casa. O diferencial é que as aulas práticas serão na Oficina de Costura do Senai.

Durante o curso, os alunos serão preparados para conhecer o processo produtivo e construtivo do setor, supervisionando todas as etapas da confecção de roupas e acessórios, desde o planejamento à criação, escolha de matéria-prima, corte e costura, finalização e controle de qualidade. Também vão estudar o funcionamento de máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção.

Os alunos também aprenderão a técnica de modelar tecidos planos e elásticos, além de costurá-los em máquinas industriais. Noções de manutenção em máquinas de costura industrial e coordenação de equipes de produção, bem como desenvolver projetos, criar fichas técnicas e planejar coleções também fazem parte da grade do curso.

Nesta edição, o Técnico em Vestuário será realizado de forma diferenciada, já que a maior parte das aulas será a distância (EAD), sendo 79% da carga horária total (952 horas) realizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e 21% da carga horária total (248) horas presencialmente, no laboratório do Senai Governador Valadares, aperfeiçoando a técnica. A oferta na modalidade EAD possibilita alcançar profissionais que residem em regiões que não possuem educação profissional nas áreas específicas e também aquelas pessoas que por diversos motivos não podem frequentar um curso distante de seu local de trabalho ou residência.

Ao terminar o curso, o aluno recebe o diploma reconhecido pelo MEC. O curso tem 1.200 horas de duração e a previsão é de que a aula inaugural da turma seja no dia 26 de outubro.

Matrículas

Interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos e ter o ensino médio em andamento ou concluído. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 20 de outubro no site www.senaimg.com.br/ead/.

Após esse procedimento, o candidato deve ir até a Secretaria do Senai para realizar a matrícula, portando os seguintes documentos: original e cópia do documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação), original e cópia do CPF; original e cópia do histórico escolar do Ensino Médio ou declaração original que comprove a matrícula no Ensino Médio; 1 (uma) foto 3×4 recente.

O Senai está localizado na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, JK II. Para outras informações, entrar em contato pelo (33) 3272.4615.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM