Seminário regional de cachaça de alambique é realizado hoje em GV

454
Minas Gerais responde por 60% da produção nacional da cachaça de alambique, conhecida como cachaça artesanal, o que equivale a cerca de 250 milhões de litros por ano. FOTO: Divulgação

Governador Valadares recebe hoje, 18, o 1º Seminário Regional da Cachaça de Alambique. O evento, que acontecerá na Fiemg Regional Rio Doce das 13h às 17h, é aberto ao público e espera-se a presença de produtores, comerciantes, técnicos, fiscais e demais atores do segmento. A participação da cachaça no ranking dos produtos de destaque no estado de Minas Gerais vem crescendo a cada ano e hoje a diversificação desse produto vem tornando-o cada vez mais desejado pelos brasileiros.

O aperfeiçoamento da qualidade do produto, a oportunidade para a exportação, aliados aos bons resultados econômicos para Valadares e região, inspirou diversos parceiros e entidades a investirem na capacitação dos produtores e profissionais do setor, proporcionando diálogos relativos à legislação, boas práticas de fabricação e distribuição e marketing.

O evento será realizado pela Fiemg Regional Rio Doce, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Valadares (ACE-GV), Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento -, Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Valadares (SIM-GV), Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas (SINDBEBIDAS-MG), Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, Sindicato Rural, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sicoob Crediriodoce, União Ruralista Rio Doce (URRD), Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade (ANPAQ), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).

Programação

A partir das 12h30, os participantes poderão fazer o credenciamento. Às 13 horas acontecerá a abertura do evento, seguida da primeira palestra, sobre a Legislação da Cachaça, ministrada pelo auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Harley Murtha.

Em seguida, a “cachacier” e consultora Ana Marta Guimarães Sátyro abordará as “boas práticas na fabricação”. Encerrando a série de palestras, a representante do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas, Tatiana Santos, falará sobre o mercado, distribuição e marketing do produto. Após as palestras, será aberto um espaço para debates e discussões sobre os assuntos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, por meio da plataforma Sympla. A Fiemg Regional Rio Doce está localizada na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, JK II.