Semana Nacional do Trânsito teve ações no fim de semana

Foto: Divulgação.

Dando continuidade às atividades programadas para a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro e tem como tema “No trânsito o sentido é a vida”, mobilizadores realizaram diversas ações no fim de semana.

Na sexta-feira (20), no Mercado Municipal, foi realizada mais uma “Blitz Travessia Segura”. A população que passava pelo local foi orientada sobre o quanto é importante adotar comportamentos preventivos e obedecer à sinalização. Também foram realizadas palestras em escolas. À noite aconteceu a blitz educativa “De bar em bar (Lei Seca)”, em estabelecimentos dos bairros Jardim Pérola, Centro e Esplanada. Com a permissão dos comerciantes, os clientes foram alertados quanto aos riscos de beber e dirigir e puderam fazer o teste com o etilômetro (bafômetro), usado para detectar a quantidade de álcool no sangue.

No sábado (21), o dia começou com mais ações: “Blitz da Paz”, que aconteceu simultaneamente na avenida JK e esquina da avenida Minas Gerais com rua Marechal Floriano. Panfletos educativos foram distribuídos e orientações repassadas para pedestres, motociclistas e motoristas. Durante a tarde, um treinão com a equipe de corrida Luiz Souza agitou o bairro Santa Rita.

Nessa segunda-feira (23) aconteceu o “Cinetrânsito”, no posto da BR-259/Km44, onde motoristas que passavam pela rodovia eram convidados a assistir a um filme alusivo à segurança no trânsito. Na Creche Lar Hermes Antônio Pinto, no bairro Santos Dumont II, crianças puderam, de forma lúdica, aprender noções de trânsito e saúde. Hoje, mais crianças da educação infantil terão a oportunidade de aprender sobre o trânsito brincando.

Para o fechamento da semana tem o “Dia D”, na quarta-feira (25), às 9 horas. Na oportunidade, uma simulação será feita no centro da cidade para conscientizar ainda mais a população sobre a importância da valorização da vida e de se prevenir contra acidentes.

 

Parceiros

 

Nessas atividades, a Prefeitura conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Samu, DER, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Secretaria Estadual de Saúde, profissionais da saúde, Secretaria Regional de Ensino, Fiemg, Fadivale, alunos do Núcleo de Traumatologia da UFJF, voluntários da Igreja Presbiteriana Aprisco das Ovelhas, Casa do Servidor, Conselho Municipal de Trânsito, ABC Artefatos de Borracha, Protransitar, Equipe de Corrida Luiz Souza, Colégio Castelo Neves Barros, Luiz Henrique (vítima de um acidente de trânsito) e autoescolas.