Segundo curso de garçom abre novas perspectivas de trabalho

0
454

Foi realizado ontem o segundo curso de garçom, para quem procura oportunidade de obter uma nova profissão ou aperfeiçoar os conhecimentos na área. Com turmas de 20 alunos cada e aulas com duração de oito horas, o curso é uma boa oportunidade também para que proprietários de bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e afins possam qualificar seus funcionários.

Ministrado pela guia de turismo Rosemary Metzker, o curso tem por objetivo trabalhar o aperfeiçoamento dos conhecimentos e oportunizar o desenvolvimento de habilidades para aplicar na organização do ambiente de trabalho do garçom. Na atividade prática, o aluno aprende a servir alimentos e bebidas, recepcionar e atender o cliente com qualidade, bem como obtém noções de ética profissional, marketing, higiene pessoal e regras básicas de abordagem. O curso conta com parceria do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce e do Conselho Municipal de Turismo (Contur).

A cozinheira Jaqueline Cangussú, 55 anos, acredita que esta é a oportunidade que ela esperava para poder ampliar seus conhecimentos na área. “Eu trabalho com cozinha há muitos anos e procuro me aperfeiçoar dentro desse ambiente, porque nossa atividade é em equipe, e por isso vejo a necessidade de expandir minha área de atuação no atendimento ao cliente. Isso me faltava, porque, quando precisar, posso ir ao salão e atuar de forma correta. Minha proposta, ao decidir fazer o curso, é agregar conhecimentos. Mas quem sabe, futuramente, eu possa atuar nesta área específica”.

Quem também estava concentrado na aula era o jovem Vítor Emanuel, 18 anos, da cidade de Fernandes Tourinho. Ele afirma que o curso apareceu em boa hora e espera poder aproveitar a oportunidade para iniciar uma carreira. “Este curso surgiu na hora certa, porque já tenho uma proposta de trabalho em um restaurante em São Paulo, e resolvi fazê-lo para que eu possa começar na profissão com conhecimentos básicos. Depois vou me aperfeiçoando. Acredito que, por ser jovem e estar entrando no mercado de trabalho, terei boas perspectivas de crescimento profissional se me capacitar. Cursos como este poderiam ser ofertados sempre, porque há muitos jovens como eu que aguardam uma oportunidade de ter uma profissão, e me sinto privilegiado por ter conseguido a vaga para participar”.

O também profissional na cozinha Gildo da Silva Rodrigues, 49 anos, era outro que aguardava a oportunidade para se aperfeiçoar na sua área de atuação. “Estou fazendo o curso de garçom com o propósito de agregar conhecimento na minha área de atuação. Sou cozinheiro e já trabalho em um restaurante de hotel de Valadares. Vi nesse curso a oportunidade de aumentar minha área de atuação na empresa, pois sempre que o hotel está com demanda alta de hóspedes, a gente precisa dar uma força aos colegas. O curso é importante porque te orienta como chegar até o cliente e dar o atendimento que ele precisa de forma correta. Um exemplo é que eu não sabia nem como conduzir uma bandeja, e isso agora já não é mais problema para mim. Tem ainda a forma de se comportar, dialogar e o código de ética, que é muito importante no desempenho da função.”

O curso termina às 17 horas, e está sendo realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento, localizada na rua Belo Horizonte, 756, Centro.