Secretaria de Estado da Educação cria sistema que vai facilitar movimentação de servidores efetivos

477
FOTO: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está informatizando e aprimorando os processos de mudança de lotação de servidores efetivos. O Sistema de Movimentação já está disponível para professores, especialistas e inspetores escolares.

“O sistema é uma iniciativa que tem como objetivo alcançar mais celeridade e transparência no processo de movimentação de pessoal na rede. É uma ferramenta em fase inicial que demandará um constante aprimoramento ao longo da sua utilização, mas que já representa um avanço no processo de trabalho até então utilizado”, destaca a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Ana Costa Rego. A SEE recebe, por semestre, cerca de 1.500 pedidos de movimentação.

Até as 17h59 do dia 30 de outubro, os interessados em solicitar a movimentação deverão efetuar seu cadastro no endereço eletrônico www.movimentacao.educacao.mg.gov.br. No momento do registro, o servidor deverá inserir Masp, CPF, e-mail e data de nascimento. Os dados funcionais serão automaticamente extraídos dos bancos de dados da SEE.

Após concluir o cadastro, o servidor deverá realizar sua inscrição nas seguintes modalidades de movimentação: remoção por permuta, remoção estadual e remoção regional. Para cada modalidade deverá ser realizada uma inscrição. A inscrição para mudança de lotação acontecerá no mês de novembro de 2019.

Remoção por permuta

Um dos destaques do sistema que está sendo implementado pela SEE é o banco de permuta. Ele foi criado para possibilitar que servidores com interesses afins visualizem uns aos outros no sistema e manifestem seu interesse na vaga que lhes interessar, podendo ainda acompanhar on-line o status de sua solicitação, ou seja, se ela foi aceita ou recusada.

A primeira etapa da criação do banco de permuta consiste na inscrição dos profissionais interessados. O cadastro pode ser feito até o dia 13 de outubro. O site é o www.movimentacao.educacao.mg.gov.br. Já a segunda etapa, que consiste na efetivação da permuta, será de 14 a 30 de outubro.