Secretaria de Assistência Social comemora a Semana do Idoso em GV

FOTO: Divulgação

O Dia do Idoso foi comemorado ontem, 1, em todo o Brasil, e para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde (SMAS) de Valadares promove uma semana especial para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Segundo o Ministério da Saúde, 27% das internações dos idosos no Brasil são causadas por maus-tratos, que vão desde agressões físicas até abusos sexuais, cometidos, na maioria das vezes, por pessoas próximas ou familiares, dentro da própria casa. Vale lembrar que também são considerados maus-tratos os abusos financeiros, psicológicos, a negligência e o abandono, e que esses abusos configuram-se como crimes, com penas que vão de detenção a aplicação de multa.

A fim de comemorar o Dia do Idoso (1º de outubro) e aproveitar a data para orientar os usuários da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)/Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) quanto à garantia de seus direitos, previstos no Estatuto do Idoso, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), vai realizar, de 1º a 4 deste mês, e também nos dias 8, 10 e 19, o Projeto Semana do Idoso.

Serão sete dias de atividades que vão promover o envelhecimento saudável e ativo, através de esporte e autoconhecimento, associando lazer, informação, descontração e interação, além de uma vida digna, saudável e com qualidade para aqueles que vivenciam situações de vulnerabilidade e/ou violações de direitos e necessitam desenvolver relações afetivas – cumprindo um dos objetivos do SCFV.

Na programação: passeio no Parque Municipal, tarde de lazer no Sesc, cinema, cortes de cabelos masculinos e femininos, escova e depilação, aulas com atividades adaptadas para pessoas com deficiências, palestras, dança, alongamento, passeio no pico da Ibituruna, atividades ao ar livre e momentos de descontração. O evento conta com o apoio e a parceria dos CRAS e SCFV, do Sesc e dos alunos do curso de Educação Física da Unipac.