Secretaria da Saúde de Valadares disponibiliza exame de PSA gratuitos

O mês de novembroi é realizado a campanha “novembro Azul” que divulga a necessidade de se fazer o exame preventivo.Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece a partir desta quarta-feira (5) exames de PSA (sangue) gratuitos para homens com idade a partir de 40 anos de idade. A ação faz parte da campanha Novembro Azul que incentiva anualmente os cuidados com a saúde do homem, onde neste período, trabalha-se a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de casos de câncer de próstata.

O Prefeito André Merlo lembra que o Novembro Azul é tão importante quanto o Outubro Rosa, pois é o mês que chama a atenção dos homens para se cuidarem. “Esta ação é inédita em Valadares. A SMS se preparou para essa campanha e vai liberar esses exames durante todo esse mês”, lembra o Prefeito.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Enes Candido, a expectativa é que os homens procurem o laboratório nesse período e se cuidem, pois o PSA é um importante exame para investigação do câncer de próstata. “Se o exame apresentar alguma alteração, terá toda uma equipe multidisciplinar que encaminhará esse homem ao urologista. Basta seguir as regras e comparecer ao laboratório que estará preparado para o atendimento”, disse o secretário.

Para ter acesso ao exame, basta comparecer ao laboratório da Policlínica, de 6h30 às 10h, levando documentos pessoais e o cartão do SUS. A Policlínica funciona na Rua São João, 288 – Centro.

Confira informações importantes para os homens com mais de 40 anos que vão fazer o PSA:

• Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
• Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
• Não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
• Não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
• Não ter feito uso de supositório, sondagem uretral ou toque retal nos últimos três dias;
• Não ter realizado cistoscopia nos últimos cinco dias;
• Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias;
• Não ter realizado colonoscopia ou retossigmóidoscopia nos últimos 15 dias;
• Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 30 dias.

A SMS esclarece ainda que nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata) não é necessário o preparo e que é necessário para todas as idades é necessário o jejum mínimo de três horas.

Como é o atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza um acompanhamento de rotina ao público masculino dentro da atenção básica em saúde. Nas 61 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), as equipes multiprofissionais dão toda assistência aos usuários e ao detectar alguma alteração nos exames de PSA, ultrassom ou biópsia, os pacientes são encaminhados para o Centro Estadual de Atenção Especializado (CEAE).

No CEAE eles são acolhidos e assistidos por médicos urologistas, que realizam nova avaliação, procedimentos cirúrgicos e encaminhamentos para a NEO, quando necessário.O CEAE está localizado à Rua São João, n° 230, Centro. O horário de funcionamento é de 7h às 13h. Para melhores informações ligue 3277-7101.