Saae alerta população sobre período de estiagem

538
No período mais crônico da seca é preciso acionar bombas extras para captar água no meio do rio, por isso é bom que os moradores já comecem a economizar, para não faltar água nas residências.FOTO: Divulgação

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está orientando a população de Valadares a economizar água. A medida é necessária em razão da estiagem que vem atingindo a região cada vez mais cedo. Por esse motivo, é muito importante a colaboração de todos. Nesse período, a baixa pressão afeta as residências das partes altas, que acabam sendo as mais penalizadas. As casas na parte baixa têm reflexos minimizados, já que a caixa enche durante a noite, quando o consumo é menor e, consequentemente, há maior pressão na rede, mas nem por isso o consumo deve ser exagerado.

Essa economia de água pode ser feita com ações simples em casa: fechar o chuveiro ao ensaboar-se, por exemplo, reduz o consumo de 180 litros para apenas 48 litros a cada banho; além disso, feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar mãos e rosto; verifique vazamentos em canos e torneiras; utilize a descarga do vaso sanitário apenas quando necessário, pois, quando pressionada por seis segundos, consome entre 6 e 10 litros de água; use a vassoura para limpar a calçada; feche a caixa d’água para evitar evaporação e, claro, a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti; e utilize a mangueira de forma moderada, pois sua utilização por 15 minutos consome cerca de 180 litros de água limpa.

O diretor-geral do SAAE, Sebastião Siqueira, pontua que a autarquia vem se empenhando para que o fornecimento não seja comprometido, no entanto, pede o apoio da população. “É importante que os moradores das partes baixas da cidade economizem água, para que não falte nas regiões mais altas”, orienta.

Caminhões-pipa

Quando necessário, os bairros e distritos estão sendo atendidos com caminhões-pipa. Dessa forma, os moradores que quiserem solicitar abastecimento via caminhão-pipa devem ligar para a Central de Atendimento (115) de segunda a sexta-feira (7h às 19h) e sábado (7h às 17h), ou pelo WhatsApp (33) 98451-2184.