Reunião técnica da Conab em GV discute a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

127
FOTO: Divulgação

Mais do que dar dicas e orientações aos produtores rurais da Agricultura Familiar, a visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (12), no auditório da Prefeitura, com a presença da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), serviu para mostrar a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), retomado pela gestão atual em 2018, após oito anos de paralisação.

Dentre os destaques, podemos citar que, entre mais de 5 mil cidades de todo o Brasil, Valadares é uma das que possuem Banco de Alimentos regulamentado pela Rede Brasileira dos Bancos de Alimentos. Vale ressaltar que menos de cem municípios contam com esse banco homologado. E não para por aí: nossa cidade ainda conta com três projetos que estão classificados do 1º ao 20º lugar em Minas Gerais dentro dos critérios de classificação da Conab. E mais: a Feira de Agricultura Familiar, que antes contava com 21 feirantes, agora tem 41.

Visita técnica com treinamento

A fim de fazer com que os produtores rurais tenham mais conhecimento sobre o PAA, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), convidou um representante da Conab para orientar os produtores rurais dos distritos de Brejaubinha, Penha do Cassiano e Córrego dos Prazeres, bem como os representantes dos conselhos municipais de Assistência Social (CMAS), de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Meio Ambiente (SEMA); do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e entidades assistenciais.

“Fui secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais e minha equipe e eu nos preocupamos muito com a diversidade dos produtos e também em trazer oportunidade para os produtores rurais. E o PAA vem para isso: garantir a venda dos produtos cultivados pelos agricultores. Estaremos sempre apoiando o meio rural, que é tão importante”, declarou o prefeito André Merlo.

Na ocasião, foram abordados assuntos como: os beneficiários fornecedores, termo e compromissos do beneficiário fornecedor, infrações previstas, dentre outros. O momento foi também de tirar dúvidas. “Esse encontro é para tratarmos do Programa de maneira bem direta. Por isso, sempre defino o PAA como sendo renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa; porque na prática é assim que funciona”, disse o técnico da Conab, Samuel Pacheco.

Davino de Souza é um dos pequenos produtores que comercializam cana-de-açúcar para lanchonetes da cidade. Graças à orientação dos técnicos da Prefeitura e também da Emater, passou a produzir rapadura e broa de fubá com melado. E agora a fábrica dele já recebeu inspeção sanitária e seus produtos vão fazer parte da merenda escolar em 2020. E o produtor rural não para de sonhar: quer comercializar seus produtos em outros municípios. “Desde que a Prefeitura retomou o PAA, minha vida melhorou demais. Recebo apoio, incentivo e aprendo através de visitas, palestras e orientações. Conhecimento nunca é demais; ouço aqui e coloco em prática na minha plantação, e tem dado certo”, explicou ele.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, a Prefeitura de Valadares vem trabalhando justamente para dar melhores condições aos produtores rurais. “Incentivar a agricultura familiar e trazer conhecimento para nossos produtores rurais são pontos essenciais. Por isso, a Prefeitura tem esse cuidado de promover encontros como esse”, disse o secretário.

PAA

O programa PAA/Conab Compra com Doação Simultânea (CDS) é executado pela SEMA, através do Departamento de Abastecimento/Banco de Alimentos de forma setorial com a Secretaria Municipal de Assistência Social.