Recadastramento biométrico termina quinta-feira em três municípios da região

138
O recadastramento é obrigatório e quem não realizá-lo estará impedido de votar nas eleições municipais de 2020

Eleitores de Marilac, Mathias Lobato e Periquito têm até quinta-feira, dia 10, para fazer o recadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório, e quem não realizá-lo terá o título de eleitor cancelado. Além de não poder votar nas eleições municipais de 2020, quem não se recadastrar estará sujeito a pagamento de multa e a outras penalidades, como a proibição de prestar concurso público ou se matricular em universidades públicas.

Segundo números parciais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), atualizados no dia 3 de outubro, Mathias Lobato era o município com maior índice de eleitores recadastrados: de 3.060 aptos a votar no município, 2.404 realizaram o procedimento (78,56% do total). Em Marilac, dos 4.147 eleitores, 3.006 se recadastraram (72,49%). Dos 6.438 eleitores de Periquito, 4.079 fizeram o recadastramento (63,36%).

Os três municípios estão em zona eleitoral com sede em Governador Valadares. O recadastramento biométrico – que pode ser agendado no endereço eletrônico do TRE-MG ou por telefone, discando o número 148 – é realizado em dois endereços no Centro de Valadares: no Cartório Eleitoral, na avenida Minas Gerais, número 972, ou na Central de Atendimento ao Eleitor, na mesma avenida, no número 884. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para fazer o recadastramento biométrico obrigatório é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

por THIAGO FERREIRA COELHO