Próxima quarta (2) é dia de provas do Concurso de Língua Portuguesa e Matemática

FOTO: Divulgação

Os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Valadares já estão preparados para as provas do II Concurso de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação acontece na próxima quarta (2), às 7h30, nas próprias escolas municipais. Promovido pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Concurso contará com a participação de aproximadamente 3.300 estudantes, de 11 a 15 anos, de 22 escolas.

O objetivo é apontar como anda a relação ensino-aprendizagem nas escolas municipais, estimular o desenvolvimento dos alunos, fortalecendo os estudos de uma maneira participativa, competitiva e saudável, além de elevar as médias propostas para as escolas do município nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC).

Provas e resultado

O aluno tem dois horas e meia para responder as provas do concurso. A prova de Língua Portuguesa contará com 15 questões elaboradas pela Universidade Vale do Rio Doce, e a prova de matemática, com 15 questões formuladas pelo Instituto Federal de Minas Gerais. O resultado será divulgado no dia 6 de novembro, com premiação em 20 de novembro.

Prêmio Univale

Além dos alunos, as escolas também concorrem ao Prêmio Univale, através de um projeto didático-pedagógico de curta duração, entre o período de 5 de agosto a 30 de setembro, voltado para estudantes dos anos finais. O trabalho será entregue no Departamento de Ensino entre os dias 3 e 4 de outubro, no mesmo período dos gabaritos das provas do concurso. O Prêmio Univale é oferecido pela Universidade Vale do Rio Doce e a escola vencedora leva como prêmio um computador.

Premiação

Os alunos com maiores notas do 6º ao 9º ano levam para casa tablets: 4 para os destaques em Língua Portuguesa e 4 para os de Matemática. Seus professores também serão contemplados com menção honrosa e medalha de ouro.

Além disso, os alunos em primeiro lugar de cada escola vão receber medalha de ouro e a publicação de seu nome no Diário Eletrônico da Prefeitura. Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugares recebem medalhas de prata e bronze. Ainda serão lembrados com menção honrosa os professores e as escolas com estudantes classificados nos três primeiros lugares.