Projeto de revitalização do bairro São Tarcísio é apresentado a empresários

Para André Merlo, a ação é uma oportunidade de revelar as belezas do São Tarcísio e transformar o bairro em um ponto turístico.Crédito: Antônio Cândido/PMGV/Divulgação

A revitalização do bairro São Tarcísio está nos planos da Prefeitura, para estimular o desenvolvimento na área em que Governador Valadares começou a ser habitada. O Projeto Marco Zero, idealizado pela Prefeitura com o apoio da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da Faculdade Pitágoras, pretende realizar reformas na orla e estimular projetos de empreendedorismo no bairro. O projeto foi apresentado a empresários na noite de quinta-feira (22), na Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares.

Entre as obras previstas na comunidade estão a construção de um monumento, intervenções na orla do rio Doce, pintura das casas com inspiração no El Caminito (em Buenos Aires, na Argentina), e uma passarela para pedestres e ciclistas ligando o São Tarcísio ao Parque Natural Municipal, no bairro Elvamar.

Presente à solenidade, o prefeito André Merlo (PSDB) explicou que a ação é uma oportunidade de revelar as belezas do bairro São Tarcísio e o transformar em um ponto turístico, além de voltar os olhares para nossas riquezas, em especial o rio Doce. “O São Tarcísio é muito importante para Valadares. É nossa história, está próximo ao Centro e carece de uma atenção especial. Com todas essas intervenções previstas para realizar lá, vamos poder gerar emprego, renda e, é claro, mais dignidade para a população”, afirmou.

O projeto terá a participação do grupo Oficina de Ideias, formado por professores da Univale e do Pitágoras. Para a secretária municipal de Planejamento, Zenólia Maria de Almeida, a revitalização do São Tarcísio é uma oportunidade de unir a administração ao conhecimento acadêmico. “Estamos muito otimistas, porque esse projeto está trazendo um ganho para a cidade, para os moradores e para os estudantes, que estão tendo a oportunidade de colocar em prática o que estudam em sala de aula. É um projeto bem abrangente, que lança diversos olhares sobre a mesma realidade”, pontuou Zenólia, responsável por conduzir a apresentação do projeto.

Um dos membros do grupo Oficina de Ideias, o professor da Univale Leonardo Carneiro é de Ouro Preto e se encantou com o projeto. Ele está mobilizado em fazer o melhor para nossa cidade. “Eu tenho certeza de que, no modelo que estamos trabalhando, o Marco Zero vai poder ser replicado para outras regiões de Valadares com maior sucesso. Então, esperamos e depositamos muita confiança em todos os parceiros, para que seja um sucesso”, disse.

Secretária de Planejamento, Zenólia Maria de Almeida elogiou a participação de professores da Univale e do Pitágoras na realização do Projeto Marco Zero. Crédito: Antônio Cândido/PMGV/Divulgação

Jackson Lemos, presidente da Associação Comercial, entidade que neste ano completa 80 anos, comentou que as histórias da associação e da cidade se entrelaçam e estar presente nessa ação é um prazer. Ele também revelou que uma empresa no ramo de ferragens forneceu – a preço de custo – toda a tinta que será usada para a pintura das casas na orla. “O Marco Zero será um ponto turístico que atrai pessoas para ver, para consumir, para conhecer nossa cidade. Estamos felizes de poder participar disso”, disse.

A comunidade do bairro São Tarcísio estava representada pelo presidente da Associação de Moradores, Sérgio Louzada, que avaliou a iniciativa de uma forma muito singular. “É maravilhoso, grandioso, futurístico, onde estão reunidas várias entidades. Estamos satisfeitos porque o bairro vai ser colocado no mapa”, afirmou. A apresentação do Projeto Marco Zero também contou com a participação de várias autoridades, secretários, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Avelar (PV), servidores, acadêmicos e comunidade.

 

Foto: marco zero 01

Crédito: Antônio Cândido/PMGV/Divulgação

Legenda: Secretária de Planejamento, Zenólia Maria de Almeida elogiou a participação de professores da Univale e do Pitágoras na realização do Projeto Marco Zero

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM