Projeto Bombeiro Sênior completa quatro anos em Valadares

A festa em uma pizzaria marcou a comemoração dos quatro anos de funcionamento do Projeto Bombeiro Sênior. Participaram bombeiros militares e integrantes do projeto

Há quatro anos o 6º Batalhão de Bombeiros Militar desenvolve em sua Companhia no bairro São Raimundo, em Governador Valadares, o Projeto Social Bombeiro Sênior, destinado a pessoas da terceira idade. Na semana passada o Batalhão comemorou os quatro anos de sucesso do projeto, com confraternização em uma pizzaria, com direito a bolo, em momento agradável para aqueles que estão na melhor idade.

No projeto são desenvolvidos treinamentos sobre noções de primeiros socorros, prevenção contra acidentes, prevenção contra incêndios, noções de combate a incêndios, palestras voltadas para o público idoso, atividades físicas, atividades culturais, de lazer, palestras com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, farmacêuticos, profissionais de educação física, entre outras. Para melhorar ainda mais a qualidade de vida de quem participa do projeto, os bombeiros militares contam também com o apoio do Nasf, ESF e Sesc.

A festa em uma pizzaria marcou a comemoração dos quatro anos de funcionamento do Projeto Bombeiro Sênior. Participaram bombeiros militares e integrantes do projeto.FOTOS: Bombeiro Militar

O soldado Marçal, integrante do projeto, informa que ele foi criado com a ideia de não encerrar uma turma para começar outra, mas manter a mesma equipe, ou seja, os integrantes saem do projeto apenas a pedido ou por algum outro impedimento. “O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida e a saúde dos idosos daquela região. Temos uma equipe de 30 bombeiros seniores. Estamos avaliando a ideia de abrir outra turma, porque a demanda para participar é grande”, comenta.

Maria Ester Paulo Santos participa do Projeto Bombeiro Sênior desde que foi implantado e conta que os dias que tem de ir para o projeto são os melhores para ela. “Participamos eu e meu marido. Adoramos, somos tratados com carinho, atenção, sem contar que estar no projeto é bom para o corpo e para a mente. Só temos que agradecer por tudo, inclusive pelas amizades que adquirimos ao longo desses anos. Todos os envolvidos estão de parabéns.”

Podem participar do projeto homens e mulheres a partir dos 59 anos. O Projeto Bombeiro Sênior funciona nas dependências do 5° Pelotão do 6° BBM, no bairro São Raimundo, das 15h30 às 17h30, às segundas e sextas-feiras. Os interessados em entrar na fila de espera devem procurar a B5, que fica na rua São Paulo, 1047, Centro.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br