Programa de ginástica gratuita é sucesso na Lagoa do Pérola

"A ginástica é totalmente gratuita e acontece na Lagoa do Pérola às segundas e quartas, de manhã e à noite", explica Nayara Afonso Silva.Foto: Angélica Lauriano

Melhor do que fazer atividade física é poder fazer ao ar livre, diante de um belo cenário e com o acompanhamento gratuito de um profissional de educação física. O programa Ginástica na Praça já acontece há um ano na cidade e é ofertado no bairro Jardim Pérola e em outros sete bairros da cidade. Atualmente, 1.010 pessoas participam da ginástica aeróbica, numa média de 35 pessoas por horário, totalizando mais de quatro mil atendimentos mensais, nos oito bairros.

Nayara Afonso Silva, profissional de educação física que está no programa desde que foi implantado, explica que participam da ginástica pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. “O programa é extremamente importante. As ginásticas são acompanhadas por profissionais, para todas as pessoas e gratuitamente, melhorando a qualidade de vida, ajudando a perder peso, a controlar o colesterol e a diabetes.”

Maria Cláudia Roseli participa do programa há oito meses e já perdeu nove quilos nesse período. “Antes eu não conseguia nem sentar no chão; agora a minha qualidade de vida é outra. Estou no programa não pelo corpo perfeito, mas pela minha saúde, sem contar que aprendi a me alimentar melhor. O programa é sensacional.”

Jacqueline Murta Couto está na ginástica na praça há três meses e está adorando participar. “Sempre fiz caminhada na lagoa e um dia vi a ginástica aeróbica. Parei para perguntar à Nayara como fazia para participar e descobri que era muito fácil. Desde então estou fazendo. Já consigo ver resultado. Fazer um exercício funcional ao ar livre e de graça é outro nível.”

A profissional de educação física conta que, uma vez por mês, é feito um aulão no horário da noite com todos os alunos. “A ideia do aulão partiu dos próprios alunos, que queriam interagir uns com os outros. Gostei da ideia e resolvi fazer. Nesse aulão chegam a comparecer mais de 100 pessoas. É muito legal!”

Os interessados em participar podem procurar a profissional de educação física na lagoa do Pérola, toda segunda e quarta-feira, às 6h30 ou 8h30, e à noite, a partir das 18h. Deve preencher uma ficha com a professora e responder a algumas perguntas. Depois disso, já pode participar do programa.

A Ginástica na Praça já está nos bairros Jardim Pérola, Altinópolis, Santa Rita, São Raimundo, São Paulo, São Pedro, Lourdes e Ilha dos Araújos. As aulas são ministradas duas vezes por semana. O programa Ginástica na Praça é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e está sendo desenvolvido desde agosto de 2018.

por Angélica Lauriano  | angelica.lauriano@drd.com.br